Comunidades Madeira

"Estes portugueses no mundo contribuíram mais do que ninguém para termos um Portugal democrático"

Quem o diz é o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, após uma reunião mantida com o consul em Bordéus, Mário Gomes

None

"Estes portugueses no mundo contribuíram mais do que ninguém para termos um Portugal democrático", disse o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, após uma reunião mantida com o cônsul em Bordéus, Mário Gomes.

No dia em que se assinala o 25 de Abril, afirmou que é sempre uma constante luta "para se fazer cumprir Abril na questão das igualdades, das oportunidades e de uma vida digna". 

Segundo Paulo Cafôfo, são os portugueses que estão radicados no estrangeiro "que transportam estes valores de Abril para os países onde estão a viver".

No decorrer da visita à França, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas contactou de perto com madeirenses que, conforme frisou, estão "muito bem integrados".

"Este encontro com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas acaba mais por ser com um encontro eles próprios, pelas histórias que contam e pelas recordações que têm da nossa Região", realçou.

Na oportunidade, Paulo Cafôfo revelou que está a ser efectuada uma “reorganização dos consulados”, através da aplicação de “um novo modelo de gestão consular”.

“Este novo modelo de gestão consular visa simplificar processos, tornando-os mais acessíveis através das novas tecnologias, com o objectivo de aproximar os cidadãos”, explicou, frisando a necessidade de um reforço ao nível dos recursos humanos.

Já o cônsul em Bordéus, Mário Gomes, disse que os portugueses que estão em França valorizam muito as comemorações do 25 de Abril.

"Há muitas associações que tradicionalmente se unem em torno das comemorações do 25 de Abril. Recorde-se que muita da comunidade portuguesa que chegou a França nos anos 60 e 70 teve que sair de Portugal devido à ausência de democracia e de liberdade de expressão, vindo depois a encontrar tudo isso neste país. Portanto, o 25 de Abril também foi um dia de liberdade para as nossas comunidades no estrangeiro", salientou.

Mário Gomes revelou ainda que as listas de espera de atendimento no cônsul “já foram maiores”: “Temos procurado reduzir as listas de espera para o atendimento. Saímos agora deste período de confinamento, que obrigou a que o atendimento fosse feito através de marcação, com agendamento prévio. Hoje, já estamos a complementar esse agendamento prévio com o atendimento das pessoas que se deslocam sem marcação e isso permite-nos ir reduzindo as listas de espera. Também reforçamos o quadro pessoal e a pouco e pouco iremos recuperar os atrasos”.