A verdadeira essência da guerra...

A invasão dum país soberano - a Ucrânia, pela Rússia, tem provocado imensa destruição e morte a mando do seu presidente, V. Putin. O que o comum cidadão sabe são as notícias veiculadas pelo Ocidente. Interessaria conhecer o que diz a Federação da Rússia e o pouco que se vai sabendo é o que esta nomenclatura quer que se saiba, com o aval do novo «czar», Putin. Registe-se que este proibiu toda a informação vinda do seu país, pelos jornalistas ocidentais. Que fez a Comissão Europeia? Retaliou e usou da mesma censura - de Oeste para Leste. Um erro infantil e grosseiro!

Mas qual é a verdadeira essência desta guerra, que prenuncia a III Guerra Mundial, e que não vemos nem ouvimos nem lemos? É o enorme arsenal de armamento que é preciso vender... O jornalismo não tem sido desassombrado nesta matéria fulcral. As megas toneladas de material de guerra em armazém precisam de ser escoadas, usadas e vendidas. Arrasam património e matam civis inocentes, mas o que conta para a indústria do armamento, o mais e o maior florescente negócio, que rende triliões de dólares/euros multiplicados. Afinal, existe uma indústria da morte!, e os países que sancionam a Rússia são os maiores exportadores deste material bélico(!).

Pobre soldadesca russa e ucraniana, que são carne para canhão porque não interessam para nada?! A guerra Rússia/Ucrânia não tem fim à vista. Estará para durar. Gostaríamos que não!

Vítor Colaço Santos