Madeira

Orçamento do Estado vai beneficiar as famílias e as empresas, salienta Miguel Iglésias

None
Foto: DR

Miguel Iglésias, deputado do PS-Madeira à Assembleia da República, enalteceu as medidas contempladas no Orçamento do Estado (OE) para 2022 que vão beneficiar as famílias, mas também empresas.

Numa conferência de imprensa, o deputado, mencionou que o Orçamento de Estado tem uma “grande importância” para atenuar a crise económica, decorrente do conflicto entre a Ucrânia e a Rússia mas também na preparação do país para um período de crescimento económico.

O parlamentar evidenciou os compromissos que foram cumpridos pelo Governo da República, destacando o aumento extraordinário das pensões (com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro) que beneficiou cerca de dois milhões de pessoas (pensionistas que recebem até 1.108 euros).

O desdobramento dos escalões do IRS (foram acrescentados dois escalões) também foi apontado por Miguel Iglésias, pois vai beneficiar cerca de um milhão e meio de famílias. Desatacou igualmente o prolongamento do IRS jovem para cinco anos que abrange os trabalhadores independentes.

No que diz respeito às empresas, Miguel Iglésias, deu conta do fim do Pagamento Especial por Conta, realçando ser um: “malfadado imposto criado ainda no tempo do Governo de Durão Barroso”.

O abaixamento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) de 23% para 13%, também foi mencionado. “Estamos a falar de uma medida que irá atenuar o crescimento dos preços dos combustíveis, no caso do gasóleo mais de 50% e no caso da gasolina mais de 70%”.

Acrescentando que isto terá: “um efeito muito significativo nos próximos meses para ajudar as famílias a amortecer esta crise que vivemos com o aumento dos preços de todos os bens e produtos”.

“Este Orçamento do Estado irá fazer um esforço muito significativo para ajudar não só as famílias, mas também as empresas com um suplemento de mais de mil milhões de euros, tendo em conta este conflito que vivemos na Ucrânia”, disse.

Os “mais idosos, os trabalhadores por conta de outrem, os jovens e os empresários” são os que mais vão beneficiar do OE, frisou.

Falando às comunidades, Miguel Iglésias, destacou o facto de o orçamento contemplar um reforço de 15 milhões de euros para reestruturar e modernizar a rede consular.

“Os nossos emigrantes queixam-se muitas vezes da morosidade dos processos e da enorme burocracia que têm de enfrentar nos diferentes países onde há consulado de Portugal e, portanto, vai haver um reforço muito significativo para modernizar e digitalizar todos os procedimentos consulares” Miguel Iglésias, deputado do PS-Madeira à Assembleia da República

Por fim, enalteceu Paulo Cafôfo por ter sido nomeado secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.