A Guerra Mundo

ONU regista 516 mortos civis e alerta para números muito mais elevados

None

A guerra na Ucrânia provocou a morte de pelo menos 516 civis até terça-feira, incluindo 41 crianças, mas "os números reais são consideravelmente mais elevados", anunciou hoje a ONU.

Além dos mortos, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) registou 908 feridos, dos quais 76 são crianças.

Os dados referem-se ao período entre 24 de fevereiro, quando a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia, e as 24:00 de terça-feira (hora local), correspondendo a 13 dias de combates.

A agência da ONU para os direitos humanos acredita que os números reais de baixas civis "são consideravelmente mais elevados, especialmente em território controlado pelo Governo" ucraniano, mais sujeito à ofensiva russa.

"A receção de informações de alguns locais onde têm ocorrido hostilidades intensas tem sido adiada e muitos relatórios ainda estão pendentes de corroboração", justificou a agência liderada por Michelle Bachelet, antiga Presidente do Chile.

O ACNUDH referiu, em particular, as cidades de Volnovakha, Mariupol, Izium, "onde há alegações de centenas de baixas civis" que não estão incluídas nos números divulgados hoje.

A Polícia Nacional de Kharkiv (nordeste, próximo da fronteira russa) reportou que os combates ocorridos na região a partir das 18:00 de terça-feira, hora local, provocaram 170 mortos civis (165 adultos e cinco crianças) e 368 feridos, segundo o ACNUDH.

"A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas com uma vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de mísseis e ataques aéreos e de mísseis", disse a agência da ONU.

Além das baixas civis registadas pela ONU, a guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 14.º dia, provocou um número por determinar de baixas militares.

Na sequência da invasão, mais de 2,1 milhões de pessoas fugiram para países vizinhos, na crise de refugiados com crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão da Ucrânia foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.