A Guerra Mundo

106 milhões de euros recolhidos nos Países Baixos para ajudar vítimas

None

Mais de 106 milhões de euros foram recolhidos nos Países Baixos para ajudar as vítimas da guerra na Ucrânia, anunciaram as associações humanitárias responsáveis pela recolha de fundos.

As associações, incluindo a Cruz Vermelha e a UNICEF, especificaram que a conta bancária especial na qual os donativos foram depositados desde 01 de março continuará aberta.

"Para milhões de ucranianos, incluindo 7,5 milhões de crianças, a situação é extremamente preocupante", disseram as organizações numa mensagem divulgada segunda-feira à noite.

"O dinheiro arrecadado pode fornecer ajuda de emergência para salvar vidas, como assistência médica, alimentação, abrigo e assistência psicossocial", sublinharam.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.