Mundo

Quase metade das mortes por terrorismo ocorrem na África subsaariana

None
Foto EPA

Quase metade das vítimas mortais do terrorismo global em 2021 ocorreram na África subsaariana, região que está a emergir como o epicentro do terrorismo no mundo, conclui um relatório hoje divulgado.

O Índice Global do Terrorismo, divulgado pelo Instituto de Economia e Paz (IEP, na sigla em inglês), sediado em Sidney, conclui que, apesar de um aumento de 17% no número de ataques no mundo (5.226), o terrorismo fez em 2021 menos 1,2% de vítimas mortais, num total de 7.142 vidas perdidas.

O instituto, que reúne dados sobre incidentes de terrorismo, mortos, feridos e reféns, refere que em 2021 dois terços dos países do mundo não registaram qualquer ataque terrorista e 119 países não registaram vítimas mortais do terrorismo, o melhor resultado desde que começou a recolher estes números, em 2007.

Apesar destes progressos, os investigadores alertam que à medida que o conflito na Síria diminuía, o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e seus afiliados mudaram o seu foco para a África subsaariana e para a região do Sahel em particular.

No total, 3.461 das 7.142 mortes por terrorismo no mundo em 2021, ou seja 48%, ocorreram na África subsaariana e cinco dos 10 países mais afetados pelo terrorismo no mundo são africanos: Somália (3.º), Burkina Faso (4.º), Nigéria (6.º), Mali (7.º) e Níger (8.º).

Quatro dos 10 países com maiores aumentos no número de mortes por terrorismo são também africanos: Burkina Faso, República Democrática do Congo, Mali e Níger, três dos quais estão localizados no Sahel, sublinham os autores do relatório.

Esta região semiárida a sul do deserto do Saara tem vindo a ficar progressivamente mais violenta nos últimos 15 anos, com o número de mortes a aumentar em mais de mil por cento entre 2007 e 2021.

As mortes por terrorismo no Sahel representam hoje 35% das mortes por terrorismo em todo o mundo, quando em 2007 eram apenas 1%, e os países com maiores quedas no 'ranking' mundial do terrorismo desde 2011 são todos da região, incluindo Burkina Faso, Mali e Níger.

Em 2011, todos estes países estavam fora dos 20 países mais afetados pelo terrorismo.

E o aumento da violência não dá sinais de abrandar, alertam os investigadores do IEP, sublinhando que os recentes golpes de Estado na região "não auguram nada de bom para a estabilidade futura" da região.

Os autores do relatório sublinham que o grupo extremista Estado Islâmico na África Ocidental (ISWA, na sigla em inglês) é o mais letal no Sahel, sendo responsável por 23 ataques só no Níger, com uma média de 15,2 mortos por ataque.

Neste país, o número de mortos por terrorismo duplicou num ano, de 257 em 2020 para 588 em 2021.

Por outro lado, o sucesso das operações contra o grupo Boko Haram fez diminuir a atividade desta organização, reduzindo o número de mortos provocados por este grupo em 72% entre 2020 e 2021, de 629 para 178 vítimas.

Este fator fez diminuir em 10% as mortes por terrorismo ao nível da África subsaariana e colocou a Nigéria como o segundo país com maior redução de mortes a nível mundial, depois de Moçambique.