Madeira

‘Profissões do Futuro’ em destaque na Escola Francisco Fernandes

None

A Escola Francisco Fernandes recebeu, ao longo desta sexta-feira, várias actividades dinâmicas cujo tema principal se centrou na era digital no mundo do trabalho. O evento ‘Profissões do Futuro’ contou com workshops, palestras e debates e com a participação de mais de 100 alunos.

Este evento, organizado pelo Governo Regional, numa colaboração entre a Direcção Regional de Informática, o Instituto para a Qualificação Profissional e o Instituto de Emprego da Madeira, contou com dois momentos separados, sendo que a primeira sessão se destinou aos jovens estudantes e a segunda sessão, à tarde, aos jovens que se encontram à procura de trabalho.

Presente na sessão de encerramento, a Secretária Regional com a tutela do Emprego, Rita Andrade, reforçou que “estes eventos são uma oportunidade de aprendizagem, de aquisição de novos conhecimentos, novas competências e experiências, tão importantes nos dias de hoje, em especial na área tecnológica, em que a evolução e actualização são constantes."

Rita Andrade relembrou ainda que existem 16 programas de emprego disponibilizados pelo Governo Regional, através do Instituto de Emprego da Madeira, “todos eles com majorações para a população jovem”, relevando os programas de empreendedorismo para os que estejam interessados em concretizar um projecto empresarial viável.

Para além do Programa de Estímulo ao Empreendedorismo (PEED) - um dos programas de emprego com mais procura junto da população jovem -, recentemente Rita Andrade anunciou a criação de um novo programa de emprego específico para os jovens, designado por “Ejovem”, cujo público alvo abrange a faixa etária da plateia no evento de hoje. 

Trata-se de um programa de emprego que visa fomentar o espírito empreendedor dos jovens em situação de desemprego, com idade compreendida entre os 18 e os 29 anos, proporcionando-lhes os conhecimentos e competências necessárias à concretização de uma ideia de negócio.

A vossa juventude permite-vos ter um mundo pela frente, e momentos como estes são ideais para encontrarem o vosso caminho. A todos vós, os maiores sucessos. Rita Andrade

A sessão de abertura do evento contou com uma intervenção por Rogério Gouveia, secretário Regional das Finanças, que afiançou que "a inovação tecnológica é crucial para uma Região de futuro."