Madeira

"A inovação tecnológica é crucial para uma região de futuro"

None
A inovação tecnológica é crucial para uma região de futuro, pelo que o Governo Regional da Madeira está determinado em investir no conhecimento que gera emprego, que cria mercados e que é motor de crescimento económico. 

A afirmação é do secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, na sessão de abertura do Programa 'Profissões do Futuro', que decorreu esta manhã na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, no Funchal.

O evento - organizado pela Direção Regional de Informática, em articulação com o Instituto para a Qualificação e o Instituto Regional de Emprego - Tem como principal objectivo "abordar os desafios e oportunidades do futuro e transmitir informação sobre profissões emergentes em novas áreas, onde a tecnologia serve de alavanca a um novo mundo profissional", aos jovens madeirenses.

Na ocasião, o secretário regional destacou que o amadurecimento e a massificação das novas tecnologias estão a dar o mote para uma revolução no mercado de trabalho, exigindo novas profissões e novas competências, pelo que “a Região tem de estar preparada para essa mudança".

"O facto de vivermos numa ilha não pode ser impeditivo de sermos pioneiros nestes novos domínios", vincou.

Neste sentido, Rogério Gouveia destacou a aposta do executivo madeirense em "políticas públicas que estimulem um ambiente favorável à tecnologia e à inovação e que criem requisitos consistentes para que a competitividade e a produtividade das empresas regionais possam crescer".

“Hoje há condições, como nunca, para dar força a este conceito e para permitir à Madeira assumir-se como um polo de referência nos domínios da inovação e da tecnologia, do crescimento inteligente e da competitividade”, insistiu.

De acordo com o governante, a Região tem “know how” e "jovens cada vez mais bem preparados e qualificados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva, formados em diversas áreas pela Universidade da Madeira".

Por outro lado, nota, "tem empresas inovadoras capazes de afirmar a nossa competitividade num mundo cada vez mais global"; usufruí de "excelentes condições de comunicação, graças ao investimento em infraestruturas digitais, como é o caso do cabo submarino" e tem "apostado em políticas de promoção da investigação, da inovação e do empreendedorismo, da investigação sobretudo através da Startup Madeira e da ARDITI".

O governante releva ainda o posicionamento da Região no projecto 'Nómadas Digitais', "um projecto de enorme potencial, que tem atraído profissionais do setor empresarial e empreendedores de todas as geografias para virem trabalhar, a partir da Madeira, para o resto do mundo".

“Portanto, estamos a criar as condições para não só reter, mas também atrair para a Região, investimento, talento e capacidade de concretização”, conclui.

Numa outra nota, recorda que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) aloca "mais de 251 milhões de euros para a transformação digital nas infra-estruturas do sistema educativo e da formação profissional, nas infraestruturas de saúde, na qualidade nas finanças públicas, na justiça, na economia, na mobilidade e na atividade turística sustentável e de qualidade, assente no respeito pelo ambiente e na luta contra as alterações climáticas".

Aos jovens presentes, o secretário lembrou ainda que "é no presente que se constrói o futuro".

Saber ensinar e implementar um bom plano de aulas compete aos professores, mas é vossa responsabilidade querer aprender. O conhecimento não passa apenas pela assimilação passiva do saber. Por isso, a cada um de vocês cabe contribuir com a sua parcela de intelectualidade e de acção.