A Guerra Mundo

Novos ataques sobre Kiev provocam um morto e danos em escolas

None
Foto EPA

 Pelo menos uma pessoa morreu e outras 19 ficaram feridas, incluindo crianças, num bombardeamento russo com foguetes de artilharia sobre uma zona residencial de Kiev, disse hoje o presidente da câmara da capital ucraniana, Vitali Klitschko.

De acordo com uma mensagem difundida pelo autarca na rede social Telegram, os bombardeamentos afetaram Podil, uma zona residencial da capital ucraniana, tendo atingido um infantário e um centro escolar.

"O inimigo continua a atacar a capital. De manhã, bombardearam uma zona residencial no distrito de Podil. Uma pessoa morreu, 19 ficaram feridas, incluindo quatro crianças. Seis casas, um jardim infantil e uma escola ficaram danificadas", disse Klitschko.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de 5,2 milhões de pessoas, mais de 3,1 milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram à Rússia sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 23.º dia, causou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares.

Embora admitindo que "os números reais são consideravelmente mais elevados", a ONU confirmou, até à data, pelo menos 780 mortos e 1.252 feridos entre a população civil, incluindo várias dezenas de crianças.