A Guerra Madeira

Russos e ucranianos investem menos em 'vistos gold'

None
Foto DR

Decorre hoje o 2° Seminário sobre 'Vistos Gold' no Auditório do Museu Frederico de Freitas.

"A primeira edição superou a nossa expectativa a nível de procura e a Secretaria da Economia entendeu que fazia todo o sentido fazer uma segunda edição ", disse Filipa Ferreira, directora da Invest Madeira.

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia fez com que fosse sentida em muitos sectores, mas "o investimento não pára. Podemos sentir algum abrandamento por parte da cidadania russa e ucraniana, mas existe as outras cidadanias".

Nos últimos 2 anos foram 5 'vistos gold' para cidadãos russos enquanto que os ucranianos "são menos" porque vêm à procura de autorização de residência, disse a directora da Invest Madeira. Devido a esta situação os processos de 'vistos gold' foram suspensos.

Neste momento o mercado americano e brasileiro são os que mais têm investido na Região.

O que mudou, mais recente nos 'vistos gold' foi o investimento mínimo: o valor das casas de 500 mil passou para 350 mil  avançou Marta Gens, formadora deste seminário e advogada da APEMIP (Associação dos Profissionais e Empresários de Mediação Imobiliária).

Desde 2017 a Madeira arrecadou 60 milhões de euros em 'vistos gold' e Filipa Ferreira acredita que "os novos mercados são potenciadores de investimento na Região".