Madeira

CMF reforça apoio ao desporto para evitar que jovens caiam na droga

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai reforçar os apoios aos clubes desportivos para evitar que os jovens caiam nas malhas da droga, sobretudo aqueles que têm atletas inferiores a 15 anos.

O objectivo passa não só  por incentivar à prática desportiva mas  também  evitar que os "nossos jovens" entrem no caminho da droga.  O anuncio foi feito por Pedro Calado, no Clube Desportivo Barreirense, que apresentou hoje o projecto ‘Joga Limpo, joga sem vícios’, que consiste numa campanha de prevenção ao consumo de substâncias psicoativas.

O presidente da autarquia alertou que o problema da droga diz respeito a toda a sociedade e  nesse sentido defendeu o empenho de todos neste combate.

"Nós (CMF) estamos disponíveis para colaborar em conjunto com todas as entidades.  Queremos uma maior sensibilização nas escolas  e uma maior formação dos nossos jovens para os perigos que correm. A autarquia do Funchal vai também iniciar campanhas de sensibilização",  salientou.

Pedro  Calado revelou que o município do Funchal está a trabalhar em projectos de elevado nível de responsabilidade. Contudo, assume que este trabalho só será possível se tivermos uma "legislação mais pesada" para quem vende e incentiva ao consumo. O presidente da autarquia também defende uma maior fiscalização por parte das entidades e dos agentes de segurança.

O autarca alerta que as  drogas  psicóticas e psicoativas estão a ser distribuídas e  fomentadas numa juventude muito pequena a preços muito baixos e sem qualquer penalização. Os danos, adverte, são irreversíveis e "os nossos jovens precisam de ser informados do risco que correm ao entrar neste caminho".

Pedro Calado elogiou e felicitou a iniciativa promovida pelo Clube Desportivo Barreirense, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, da Associação de Futebol da Madeira, e da Secretaria Regional da Saúde. Na opinião de Pedro Calado, “este projecto é  um grande alerta para a dura realidade que estamos a assistir nas nossas escolas, que é o problema da droga”.

O presidente da CMF que tem a seu cargo os pelouros do desporto e da juventude desejou que outros clubes possam implementar projectos semelhantes, pois conforme refere, o desporto é uma forma positiva de não fazer com que os jovens entrem “num beco sem saída” que é o consumo de drogas .