A Guerra Mundo

Autarca detido há cinco dias pelos russos foi libertado

Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA
Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA

O presidente da Câmara de Melitopol, cidade do sudeste da Ucrânia, foi libertado cinco dias dias depois de ter sido detido pelas forças russas, disse hoje uma fonte oficial ucraniana.

Andriy Yermak, chefe de gabinete do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a libertação, mas não deu detalhes sobre como o presidente da câmara ficou livre.

Um vídeo de vigilância da semana passada mostrou o presidente da câmara daquela cidade, ocupada pelas tropas russas, a ser expulso da câmara municipal aparentemente cercado por soldados russos.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de 4,8 milhões de pessoas, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e fez pelo menos 726 mortos e 1.174 feridos entre a população civil, segunda dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram à Rússia sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.