Madeira

Processos de insolvência e falências diminuíram no 3.º trimestre de 2021

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O número de processos de falência, insolvência e recuperação de empresas entrados nos tribunais judiciais de 1.ª instância da Comarca da Madeira até ao final do 3.º trimestre do ano passado diminuiu em termos trimestrais e homólogos, atingindo

De acordo com a informação fornecida pela Direção Geral de Política de Justiça (DGPJ), o número de processos entrados na Comarca da Madeira relacionados com processos de falência, insolvência e recuperação de empresas diminuiu de 58 no 2.º trimestre de 2021 para 41 no 3.º trimestre de 2021 (-29,3%). Se comparado com o trimestre homólogo (44 processos) observou-se um decréscimo de 6,8%.

No 3.º trimestre de 2021, contabilizaram-se 40 processos findos, 38 (95,0%) dos quais terminaram em falência ou insolvência. Este número de falências/insolvências foi inferior ao do trimestre anterior (54) e ao do trimestre homólogo (39).

No que se refere ao tipo de pessoa envolvida nas falências/insolvências decretadas, o peso das pessoas singulares no total dos processos foi superior ao das pessoas coletivas, representando 81,6% do valor total. Com efeito, das 38 falências/insolvências decretadas neste trimestre, 31 foram de pessoas singulares e 7 de pessoas coletivas. Este resultado está de acordo com a tendência habitual, sendo que apenas no 2.º trimestre de 2020 se verificou uma exceção, com o número de falências/insolvências decretadas de pessoas coletivas a superar o de pessoas singulares.