Madeira

"Os projectos são mais diferenciadores do que apenas fazer obra"

A Madeira tem todas as condições para ser "um ponto nevrálgico" nas tecnologias, afirmou Pedro Dominguinhos

None

Qual a importância da Madeira na economia Nacional? Que papel desempenha no desenvolvimento económico do país? Que contributos pode dar para o crescimento da nossa economia? Este o mote para uma conversa sobre o crescimento económico em Portugal e os contributos da Madeira, que a partir de hoje passa a contar com uma delegação regional da SEDES.

Pedro Dominguinhos, presidente da comissão nacional de acompanhamento do PRR, disse que não está muito preocupado com a execução financeira do PRR, mas sim com os benefícios que isso trará para a nossa economia. "Os projectos que estão a ser desenvolvidos tem de ir ao encontro das ambições" das instituições e demais entidades.

"Os projectos são mais diferenciadores do que apenas fazer obra", referiu ainda, considerando que a Madeira tem todas as condições para ser "um ponto nevrálgico" nas tecnologias. A iniciativa privada será, sublinhou, fundamental para fazer crescer o PIB.

"Para crescer é preciso querer crescer", apontou Carlos Alves, vice-presidente da SEDES, que acrescentou que duplicar o PIB em 20 anos vai obrigar a uma taxa de crescimento anual de 3,5%.

Para Roy Garibaldi, presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira e do CINM, em vez de uma obsessão pela "dívida e pelo déficit" o País deveria ter uma "obsessão pelo crescimento económico". O desenvolvimento passa, no seu entender, pela captação de investimento estrangeiro. E aqui o CINM tem dado um contributo fundamental.