Madeira

Imagem de Nossa Senhora da Conceição regressa à Capela das Babosas

None Ver Galeria

A imagem de Nossa Senhora da Conceição regressou, hoje, à Capela das Babosas.

Doze anos depois da aluvião do 20 de Fevereiro vive-se um momento de grande simbolismo e o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, saudou a Paróquia de Nossa Senhora do Monte pela reconstrução do pequeno santuário.

“Era uma aspiração deste povo, era uma aspiração dos carreiros, era uma aspiração da gente desta paróquia e que mostra também, por um lado, a resiliência do povo madeirense, que mesmo depois de toda aquela aluvião que deitou abaixo a capela quis reconstruí-la, mas por outro lado isto é também sinal da presença de Deus e uma igreja é sempre sinal da presença de Deus no meio de uma terra, no meio de um povo”, destacou.

D. Nuno Brás também não esqueceu que esta foi uma obra “que teve as suas vicissitudes” fruto dos “vários projectos” e da “própria inauguração” que “chegou a estar pensada já para anos anteriores”.

Apesar dos pequenos entraves “temos agora a capela que é sinal desta presença de Deus”, hoje finalmente de portas abertas aos fiéis em pleno dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A capela das Babosas, na freguesia do Monte, que ficou destruída pela aluvião do 20 de Fevereiro de 2010, foi reconstruída e reabre a porta esta quinta-feira, 8 de Dezembro de 2022.

A imagem da Senhora da Conceição desta capela foi encontrada intacta após o temporal e foram ainda recuperados outros objetos, como o crucifixo.

O projecto de reconstrução teve início em Julho de 2019, tendo sido celebrado um contrato-programa com o Governo Regional relativo a um apoio de 200 mil euros. A obra contou ainda com donativos de várias instituições e particulares.