Mundo

Venezuelanos vão ter um Natal mais frio e temperaturas mais baixas até março

None

As autoridades venezuelanas recomendaram que a população tome precauções porque os termómetros estão a descer, "o Natal será mais frio" e as baixas temperaturas vão prolongar-se até ao início de março.

"Espera--nos um Natal bastante frio. Estamos a prever que a temperatura irá descer dois graus esta semana e que a partir da próxima semana chegará ar mais fresco vindo das Caraíbas", disse o presidente do Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia da Venezuela (Inameh).

José Pereira explicou aos jornalistas que, depois dos fenómenos de altas temperaturas e de fortes chuvas, chegou o momento de falar da descida das temperaturas, pois "há uma frente de frio polar que está a avançar", pelo que os venezuelanos têm "que começar a usar casacos, luvas e bonés", inclusive na capital, Caracas.

"Há mudanças climáticas. Este frio é um pouco maior [mais intenso] que em outras épocas. São as consequências da variabilidade climática. Há três ou quatro meses atrás falávamos de valores importantes das altas temperaturas no país e agora vamos falar de muito baixas temperaturas", disse o responsável pelo Inameh.

Segundo José Pereira, na região de Mérida (670 quilómetros a sudoeste de Caracas) "os termómetros estarão perto dos zero graus" e, nas proximidades, em Apartaderos, "poderá facilmente chegar a dois graus negativos" durante a noite.

Perto de Caracas, em El Jarillo, La Colónia Tovar, Galipán y el Humboldt, as previsões apontam a que nas próximas semanas os termómetros poderão registar "perto de 8 ou 7 graus", em comparação com os atuais 13 graus.

José Pereira explicou que "a brisa, o vento, facilita que a temperatura desça ainda mais e a sensação térmica fará com que as pessoas sintam muito mais frio".

"Se não houvesse vento sobre a capital e as cidades do norte da Venezuela, não se sentiria tanto frio", frisou.

O meteorologista precisou que o frio e os ventos alísios vão sentir-se particularmente em toda a costa da zona norte do país, nos estados de Anzoátegui, Sucre,Zúlia, Falcón, Arágua, Carabobo e La Guaira, e na Ilha de Margarita.

Tradicionalmente a Venezuela regista temperaturas médias diurnas de 26 graus em Caracas e 33 graus em Maracaibo (estado de Zúlia). Às noites os termómetros baixam para 16 graus e 24 graus, respetivamente.