5 Sentidos

Proposta "ousada" e "honesta" de Évora Capital Europeia da Cultura

None

Évora candidatou-se a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027, 'corrida' que venceu hoje, com uma proposta "ousada, mas também muito honesta", argumentou a coordenadora da equipa de missão da candidatura alentejana, Paula Mota Garcia.

"A nossa proposta era ousada, mas também muito honesta. Todo o conceito da candidatura e o seu programa cultural e artístico baseiam-se no modo de ser e de viver alentejano, no vagar enquanto consciência plena de que nós, enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia", pode ler-se, em comunicado enviado à agência Lusa.

No comunicado da Equipa de Missão Évora 2027, a coordenadora congratulou-se com a decisão do painel internacional de especialistas, que escolheu Évora para representar Portugal como CEC em 2027 e por ter apreendido o mote da candidatura, a expressão tipicamente alentejana de "vagar".

"Estamos muito contentes que o painel de especialistas que avalia as candidaturas tenha escutado, e compreendido, o que significa este VAGAR, e o que pode significar para a Europa e para o mundo, como possível resposta para os desafios que enfrentamos coletivamente", destacou Paula Mota Garcia.

No mesmo comunicado, também o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, considerou que a escolha é uma oportunidade para o concelho e para o Alentejo, mas igualmente "para a Europa e para o mundo".

"Este é o momento que esperávamos" e "o VAGAR é isso: uma proposta de futuro para a Humanidade" afirmou.

Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi hoje anunciado, numa conferência de imprensa em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB).

Évora foi escolhida de um lote de quatro finalistas, do qual também faziam parte Aveiro, Braga e Ponta Delgada. O anúncio foi feito pela presidente do júri internacional, Beatriz Garcia.

Évora terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus, como foi revelado em outubro pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Tendo como mote a palavra "vagar", a candidatura é liderada pela Câmara de Évora, com a comissão executiva a integrar outras entidades e organismos, como a DRCAlen, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo são os outros parceiros.

Segundo a Equipa de Missão, que lembrou que a preparação da candidatura "tem sido e é um processo longo e complexo", além da comissão executiva, Évora 2027 tem o apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo, que representam os 47 municípios da região.