Artigos

Cá e lá

Os jovens portugueses foram os que, na União Europeia, saíram mais tarde da casa dos pais em 2021

1 - A Festa em Câmara de Lobos

Dezembro marca, de uma forma muito peculiar, a vivência dos Câmara-lobenses. A azáfama da Festa já se faz sentir nos lares, nas ruas. Este é o primeiro Natal que vamos viver plenamente, depois de dois anos de restrições decorrentes da situação pandémica.

Voltam os convívios das Missas do Parto, os Mega Presépios do Curral das Freiras e do Jardim da Serra, a Nossa Noite do Mercado que se realizará no próximo dia 22 no Estreito de Câmara de Lobos e vamos, já em 2023, partilhar, de novo, o Mega Bolo-rei na Praça da Autonomia, dando as boas-vindas ao Ano Novo.

A Todos desejo um 2023 cheio de saúde e com os maiores sucessos pessoais e profissionais.

2 - Roménia ultrapassará o PIB de Portugal já em 2024.

E esta, hein?!

Terminada a primeira geração de dinheiros públicos europeus, no final da década de 90, Portugal ficou sem saber, muito bem, o que fazer aos milhões de euros que se seguiram. Os milhões investidos na educação e formação dos nossos jovens, não foi suficiente para evitar a emigração de uma “larga fatia” dos mesmos para países com melhores salários, menor precariedade laboral e melhores soluções de habitação, tendo, assim, o país perdido o rumo e quiçá hipotecado o seu futuro.

Fomos ficando cada vez mais para trás, vendo gorada a expectativa criada de que Portugal viria um dia a aproximar-se dos mais prósperos, dos mais ricos e dos mais desenvolvidos países da UE.

A falta de pensamento estratégico de médio e longo prazo e uma sociedade cada vez mais dependente do Estado, não auguram nada de bom.

Em 2024, a Roménia, que entrou para a União Europeia 21 anos depois de Portugal, verá o seu PIB ser superior ao de Portugal.

Urge alterar este estado de coisas, sob pena de o Nosso Portugal estar cada vez mais na cauda da Europa.

3 - Caos no Governo da República – a senda continua…

João Neves, secretário de Estado da Economia, e Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, foram demitidos pelo primeiro-ministro, devido a “divergências de fundo” entre estes e o ministro da Economia, António Costa Silva. Uma auditoria do Tribunal de Contas arrasou as medidas “inúteis” adotadas pelo Ministério da Economia durante a pandemia. Alberto Coelho, ex-Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), sobre quem o ex-Ministro da Defesa de António Costa e atual Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, se referiu no Parlamento como alguém que “prestou enormes contributos ao Ministério”, e como alguém a quem “estará sempre grato”, classificando-o como “pessoa extremamente qualificada e capaz”, foi detido pela PJ no âmbito da operação “Tempestade Perfeita” devido a acusações de corrupção ativa e passiva, abuso de poder, peculato e participação económica em negócio.

Num governo de maioria absoluta, os portugueses não mereciam tamanha barafunda!

4- Este país (infelizmente) não é para jovens!

Segundo os recentes dados tornados públicos pelo Livro Branco “Mais e Melhor Emprego para os Jovens”, no âmbito de um estudo levado a cabo pela Fundação José Neves, pelo Observatório do Emprego Jovem e pelo escritório da Organização Internacional do Trabalho para Portugal: a transição da escola para o mercado laboral em Portugal é marcada pela precariedade; um em cada cinco jovens não consegue encontrar trabalho; os salários dos jovens são muito pouco atrativos; e o desajustamento entre a formação adquirida e a requerida é cada vez maior.

Este Livro Branco baseia-se em dados a partir de 2015, ano em que teve início a Geringonça do socialista António Costa com as extremas-esquerdas dos comunistas e dos trotskistas do caviar.

Por outro lado, os jovens portugueses foram os que, na União Europeia, saíram mais tarde da casa dos pais em 2021, numa média de idades de 33,6 anos, bastante acima da média comunitária de 26,5 anos, anunciou o Eurostat. Com os aumentos das taxas de juro já anunciadas temo que, infelizmente, esta dura realidade permaneça por falta de uma estratégia clara do Governo da República.

5 – Mural de arte urbana em Câmara de Lobos

Respondendo a um desafio lançado pelo Município de Câmara de Lobos, a associação juvenil Metaphora elaborou um mural de arte urbana, no centro da cidade de Câmara de Lobos, integrado na comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras.

O que antes era um paredão cinzento e frio, é hoje uma atração curiosa e aprazível.

O meu muito obrigado pela colaboração de três artistas recém-chegados da Roménia, do Zidart Street Art Festival, experientes neste tipo de trabalho e que logo se prontificaram em colaborar, permitindo o intercâmbio de conhecimentos, a cooperação, o exercício da partilha e da iniciativa para deixar a cidade melhor.