Madeira

40% dos alunos na Região optam pelo ensino profissional

None

A directora regional de Qualificação Profissional, Sara Elvas, enalteceu hoje a importância do ensino profissional, sublinhando que cada vez mais são os alunos que optam por esta via de ensino.

O ensino profissional é visto cada vez menos como uma opção de segunda categoria ou um ensino de recurso. Exemplo disso é que na Região cerca de 40% dos alunos já optam de uma forma imediata por esta via, sendo que a taxa de conclusão do ensino profissional em três anos está na ordem dos 60% Sara Relvas, directora regional de Qualificação Profissional

A dirigente sublinha que a razão para a esta escolha se deve cada vez mais a uma maior credibilização deste tipo de ensino e à oportunidade de ingresso no ensino superior. "É uma dupla oportunidade. Se quiserem entrar no mercado de trabalho podem fazer porque têm o 12.º ano, mas também se quiserem prosseguir estudos também o podem fazer", explicou, acrescentando que os alunos do ensino profissional são cada vez mais jovens e optam, cada vez mais, com consciência por esta via. 

Sobre a taxa de empregabilidade, Sara Relvas refere que a média dos cursos profissionais se situa nos 70%, sendo que em a taxa atinge mesmo os 100%. "Neste momento, não temos dificuldade nenhuma na empregabilidade dos nossos formandos ao nível do ensino profissional", frisou.

Decorreu hoje a cerimónia de entrega de certificados e diplomas aos 99 formandos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, que concluíram com sucesso as suas acções de formação neste estabelecimento de ensino. Destes 99 estudantes, 39 referem-se a cursos profissionais, que contemplam Técnicos de Electrónica e Telecomunicações, Técnicos de Refrigeração e Climatização, Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Técnicos de Apoio Familiar e Apoio à Comunidade, e Técnicos de Informática - Instalação e Gestão de Redes.