Madeira

Célia Pessegueiro pede aos jovens que sejam activistas cívicos

None

Durante a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos da Associação de Estudantes da Escola B+S da Ponta do Sol, a presidente do município, Célia Pessegueiro, pediu aos jovens para que “sejam activistas cívicos” em prol de uma sociedade mais justa e responsável.

“Pedem-vos tanta coisa a todo o momento e eu peço-vos mais uma: que sejam activistas cívicos, hoje na vossa escola, amanhã por toda a comunidade”, referiu a autarca durante a tomada de posse da nova presidente da Associação de Estudantes, a aluna Maria Fernandes Galvão.

Célia Pessegueiro, durante a sua intervenção, sublinhou ainda que o "activismo implica envolver-se com os problemas, identificá-los, encontrar soluções, propor, discutir e lutar por mudanças. E tudo isto implica diálogo, debate e, algumas vezes, confronto entre posições antagónicas”.

Destacou a importância do diálogo, lembrando que “a democracia sem diálogo é uma ditadura da maioria, é um "quero, posso e mando" e quando as decisões não implicam diálogo, há certamente muitos contributos válidos que se perdem. E perde-se, muitas das vezes, pessoas que deixam de contribuir por sentirem que não vale a pena”.

A autarca mostrou-se também disponível para colaborar com a Associação de Estudantes na concretização dos objectivos traçados para o presente mandado. “É uma missão nobre aquela que hoje assumem e por isso têm toda a nossa consideração. Têm responsabilidade de representar os alunos desta escola e dar voz aos seus anseios e reivindicações. Assumem hoje, perante os vossos colegas, professores e auxiliares que vão trabalhar para uma causa comum, que vos une a todos. A partir de hoje representarão o coletivo”, disse.

Por fim, congratulou os órgãos do mandato cessante, na pessoa da ex-presidente Laura Castanho.

“Educação continuará a ser uma prioridade”

No momento, Célia Pessegueiro, deixou bem patente que a “educação continuará a ser uma prioridade”.  “O município apoia anualmente todos os níveis de ensino, desde o básico ao superior, tanto no apoio direto às famílias com os materiais escolares e manuais gratuitos até ao 12.º ano, como no apoio, através das escolas, para o desenvolvimento das actividades curriculares e extracurriculares”, revelou.

“A educação e a formação são uma porta aberta às oportunidades, a melhores oportunidades. São uma janela para o mundo, para a cultura e para a tolerância. É por isso também que apostamos e apoiamos atividades culturais e desportivas que garantam oportunidades de participação a todas as crianças e jovens. Para nós a formação na música, no teatro ou no desporto são tão importantes para a construção de uma comunidade viva e ativa. É um investimento com retorno que continuaremos a apoiar”, finalizou.