Madeira

Parceiros do Projecto SABOREA representaram a Madeira em La Palma

Foto DR/ACIF
Foto DR/ACIF

Uma comitiva de entidades da Madeira, acompanhada pelo Chef Yves Gautier, marcou presença no encontro transacional do Projecto SABOREA, em La Palma.

O evento teve lugar entre os dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro, em La Palma, reunindo parceiros da Madeira, Lanzarote, La Palma, Fuerteventura, Cabo Verde e Mauritânia.

O SABOREA, projeto apoiado pelo programa Interreg MAC 2014-2020, visa resgatar, reavivar e promover os laços gastronómicos e culturais do Espaço Atlântico, potenciando a troca de conhecimento e de experiências entre entidades e profissionais de cada Região, de forma a serem definidas estratégias conjuntas de promoção e de enriquecimento da gastronomia dos diversos territórios.

A Madeira está representada no SABOREA através dos seguintes parceiros: Associação Comercial e Industrial do Funchal - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM), a Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA), a Direção Regional de Turismo, a Universidade da Madeira – Uma e a Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA Madeira).

No primeiro dia do encontro, realizou-se uma Mesa Redonda sobre Gastronomia e Sustentabilidade, seguindo-se um show cooking, numa das praças da cidade de Santa Cruz de La Palma, com a participação de 4 Chef’s provenientes das regiões participantes do projeto, onde os parceiros e turistas tiveram a oportunidades de degustar algumas das suas melhores criações, que evidenciavam os produtos típicos de cada localidade.

O Chef Yves Gautier, a convite dos parceiros da Madeira, marcou presença neste evento gastronómico, que incluiu também uma mostra dos produtos tradicionais de cada Região, tendo apresentado um prato onde a sidra da Madeira esteve em destaque.

A parte da tarde, deste primeiro dia do encontro, foi reservada para uma reunião de acompanhamento e planeamento das próximas atividades, a executar até outubro de 2023, data em que termina este projeto.

O segundo dia deste encontro foi dedicado a conhecer algumas das empresas mais conceituadas da ilha de La Palma, relacionadas com a agricultura e produção ecológica e sustentável.