Madeira

José Manuel Rodrigues defende mais investimento e emprego no Norte da ilha

Presidente do Parlamento madeirense assumiu-se preocupado quanto ao despovoamento registado nos últimos anos naquela zona

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, defendeu este domingo, 4 de Dezembro, a criação de um programa de coesão territorial, que possibilite novas medidas capazes de criar emprego e atrair investimento no norte da ilha, mostrando-se preocupado com o "despovoamento acentuado" registado nos últimos anos. 

José Manuel Rodrigues discursava no encerramento da XXVIII Semana Cultural da Ilha, organizada pela Casa do Povo desta freguesia do concelho de Santana. 

“Reafirmo a necessidade de um Programa para a Coesão Territorial da Região que afirme o Norte pela positiva, unindo nesse Projecto o Estado, o Governo Regional, as Câmaras, as Associações de Desenvolvimento Local, as Associações Empresariais, as Instituições de Solidariedade Social, as Escolas, as Paróquias, as Casas do Povo, numa Missão de valorização dos seus recursos associados ao Ambiente, à Agricultura e ao Turismo.

No topo das prioridades, o presidente do Parlamento madeirense colocou a manutenção de serviços públicos de qualidade, por parte a Região e do Estado, “impedindo que se encerrem serviços essenciais à vida diária das populações”.

O Governo Regional, segundo o presidente do Parlamento, deve actuar com o intuito de "incentivar investimentos privados no Norte e para apoiar mais as empresas que ali laboram ou que se venham a instalar”, afirmou.

Considera ainda que é necessário que os Fundos da União Europeia, que apoiam os investimentos realizados pelas empresas nos três concelhos do Norte, "continuem a ser majorados no próximo Quadro Comunitário de apoio”, assim como defende um aumento dos incentivos à criação de emprego.

Por fim, José Manuel Rodrigues considerou necessário "estudar outras medidas de isenção fiscal para as famílias e empresas do Norte”.