País

Tripulantes discutem hoje proposta da TAP em assembleia de emergência

None

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) realiza hoje uma assembleia-geral de emergência para discutir uma proposta da TAP, no âmbito das negociações para fazer face às reivindicações destes profissionais.

"A Mesa da Assembleia Geral marcou uma AG [assembleia-geral] para dia 29, às 09:00, na ordem dos Contabilistas Certificados", informou o sindicato, em comunicado aos associados, a que a Lusa teve acesso.

Recorde-se que este sindicato realizou uma greve de tripulantes da TAP nos dias 08 e 09 de dezembro, que levou a companhia aérea a cancelar previamente 360 voos e teve um impacto estimado total de oito milhões de euros.

O sindicato aprovou ainda a marcação de pelo menos mais cinco dias de greve até 31 de janeiro.

A Administração da TAP e o SNPVAC têm estado reunidos em negociações, no seguimento das reivindicações apresentadas pelo sindicato.

"Perante o atual cenário das negociações ainda em curso, a direção [do sindicato] solicitou à Mesa a marcação de uma assembleia-geral de emergência, o mais breve possível, comprometendo-se a enviar a proposta da TAP à Mesa, 48 horas antes da referida Assembleia, para que esta a faça chegar a todos os associados, em tempo útil, para que todos possam analisar o documento previamente", informou o SNPVAC em comunicado enviado aos associados.

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse aos jornalistas, no dia 19 de dezembro, que as negociações estavam no bom caminho e que acreditava ser possível evitar mais dias de greves.

"Apesar de não acompanharmos o entusiasmo da atual CEO [presidente executiva], a verdade é que as reuniões têm decorrido na base do diálogo, com os avanços e recuos normais destas negociações", referiu o sindicato.

A assembleia-geral de emergência tem como objetivo prestar esclarecimentos sobre a proposta da TAP e as negociações que decorrem, "para que os associados - soberanos nas suas decisões - possam decidir de forma esclarecida e em consciência", vincou o sindicato.