Mundo

Alemanha espera reativar Fundo Amazónia após a posse de Lula da Silva no Brasil

None

O Governo alemão confirmou a intenção de desbloquear o Fundo Amazónia, no qual também participa a Noruega, uma medida que poderá ser acelerada nas reuniões bilaterais que ocorrerão durante a posse de Luiz Inácio Lula Da Silva como Presidente do Brasil.

Fontes do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha noticiaram hoje a viagem ao Brasil de seu ministro, Steffi Lemke, que fará parte da delegação liderada pelo presidente alemão Frank Walter Steinmeier, para assistir à cerimónia de posse de Lula da Silva que ocorrerá em 01 de janeiro, em Brasília, capital do país sul-americano.

O Governo alemão liderado pelo chanceler Olaf Scholz já havia avançado em novembro passado sua intenção de desbloquear esse fundo após a posse do novo Presidente brasileiro.

Durante a visita de Lemke, espera-se que se concretizem os contatos e procedimentos necessários à reativação do fundo Amazónia, bloqueado em 2019 por causada política ambiental adotada pelo Presidente brasileiro cessante, Jair Bolsonaro.

A Noruega o principal contribuinte deste mundo, já que desde 2008 contribuiu com 1,2 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de dólares) enquanto a Alemanha enviou 500 milhões de dólares (470 milhões de euros).

A atividade desse fundo foi paralisada há três anos como resultado do processo de desflorestamento precipitado durante a Presidência de Bolsonaro e por decisão tanto de Oslo quanto de Berlim.

Assim, 35 milhões de dólares (32,8 milhões de euros), previamente aprovados, foram congelados pelo lado alemão, bem como a celebração de uma série de contratos de cooperação.

Após a vitória eleitoral de Lula da Silva, tanto a Noruega quanto a Alemanha anunciaram a intenção de reativar o Fundo Amazónia.