Madeira

Teleférico do Curral vai "desfigurar uma área protegida com uma paisagem única", diz a Iniciativa Liberal

None

Num comunicado enviado à comunicação social, a Iniciativa Liberal-Madeira refere que o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) lançou o procedimento do projecto para o teleférico no Curral das Freiras, Boca da Corrida e Montado do Paredão, uma obra que irá "desfigurar uma área protegida com uma paisagem única, para além de ameaçar as zonas de nidificação duma ave endémica em risco, a Freira da Madeira".

O procedimento tem a ver com a  concessão da utilização privativa e uso do domínio privado para a concepção, construção e conservação de um sistema de teleféricos, de um parque aventura e de interpretação de natureza e de um "zip line" (slide), incluindo as respectivas instalações de apoio e restauração, na zona do Curral de Freiras, concelho de Câmara dos Lobos.  Iniciativa Liberal-Madeira.

Segundo o partido "serão carruagens de 15 e de 50 pessoas a sobrevoar o vale. A obra e respectiva concessão, nunca é demais repetí-lo, ficarão a cargo dum privado, para as quais os senhores governantes afirmaram ainda não haver interessados. A ver vamos".

Adjudicou-se no final de 2021 um Estudo de Impacto Ambiental com o valor de 69.900€ que, obviamente, concluiu que "não foram encontradas afectações negativas com significado relevante, mas as identificadas justificaram mesmo assim definição de medidas de mitigação". Iniciativa Liberal-Madeira.

O projecto é classificado pelas "entidades proponentes e licenciadoras, já enumeradas, como um bem de utilidade pública, o que permite redução drástica nos montantes a pagar ao Estado em impostos, nomeadamente IVA".

Carruagens de 50 pessoas a ligar o Montado do Paredão ao Jardim da Serra e de 15 pessoas do Montado do Paredão ao Curral das Freiras a cargo dum privado classificados como bens de utilidade pública. Iniciativa Liberal-Madeira.

O partido refere que o IFCN "que deveria zelar pelo património natural da nossa terra está claramente a compactuar com interesses que não descortinamos, mas imaginamos, para levar este projecto avante, e tem contribuído para a sua classificação como um bem de utilidade pública".

A Iniciativa Liberal levanta, ainda, uma questão que considera óbvia: "há quanto tempo está feito e foi entregue o projecto?! Isto não caiu de pára-quedas. O que faz naturalmente levantar muitas questões sobre o que vai a acontecer. Não somos adivinhos, mas…".

Alegar acessibilidades, com um túnel já anunciado pelo Secretário dos Equipamentos e Infrastruturas, que fará a ligação Curral das Freiras-Jardim da Serra, garantindo verdadeiras ligações da freguesia com o exterior, esse sim, com verdadeira utilidade pública, não tem sentido nenhum Iniciativa Liberal-Madeira.

A concluir o partido afirma que o teleférico "não é, de todo, uma prioridade" no Curral das Freiras.