País

Câmara do Porto vai desligar as luzes em solidariedade com povo ucraniano

Foto C.M. Porto
Foto C.M. Porto

A Câmara do Porto vai associar-se à campanha #LightUpUkraine e desligar simbolicamente hoje, entre as 18:00 e 18:30, as luzes dos Paços do Concelho e da Árvore de Natal, foi ontem anunciado.

Em comunicado, a autarquia esclarece que se volta a associar a ações de solidariedade com o povo ucraniano, juntando-se à campanha lançada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e intitulada "#LightUpUkraine".

A campanha apela ao desligar das luzes em apoio à Ucrânia, afetada por apagões causados por ataques russos contra as suas infraestruturas de energia.

A iniciativa está prevista para as 20:00 na Ucrânia (18:00 em Lisboa) de hoje.

Na quarta-feira, entre as 18:00 e as 18:30, tanto o edifício da Câmara do Porto, como a Árvore de Natal vão desligar, simbolicamente, as suas luzes.

Em plena época natalícia, espera-se que monumentos de todo o mundo, como o Rockefeller Center em Nova Iorque, a Trafalgar Square de Londres ou a Câmara Municipal de Paris se juntem à iniciativa, segundo um comunicado divulgado pelo governo ucraniano citado pela agência Efe.

Esta campanha também pretende arrecadar pelo menos dez milhões de dólares (cerca de 9,4 milhões de euros) para financiar a compra de mil geradores elétricos, para permitir o funcionamento dos hospitais ucranianos.

Num apelo à solidariedade, Zelensky sublinhou, na segunda-feira, que quando os apagões mergulham as pessoas na escuridão durante horas, isso significa que o inimigo não quer apenas tirar a luz, mas "tudo o que faz parte da vida" dos cidadãos.

"É assim que vivemos agora na Ucrânia, defendendo-nos de um inimigo que veio para nos destruir", salientou.

"Precisamos do seu apoio. Porto todos os médicos forçados a operar no escuro. Por todos os pais e mães que fazem o possível para dar às suas famílias o que precisam, mesmo no escuro. Por todos os ucranianos que acreditam na liberdade, apesar da escuridão", frisou Zelensky.

A cidade de Kiev e dez regiões da Ucrânia foram afetadas na segunda-feira por cortes no fornecimento de eletricidade, após nova vaga de ataques com 'drones' pelas forças russas, adiantou o operador ucraniano Ukrenergo.

Nos últimos meses, Moscovo tem atacado infraestruturas de energia, deixando milhões de ucranianos sem fornecimento elétrico, uma situação que causa maiores preocupações com o inverno.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou pelo menos 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões de refugiados para países europeus, pelo que as Nações Unidas classificam esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.755 civis mortos e 10.607 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.