5 Sentidos

'Baltazar Dias' acolhe concerto de Fim de Ano da Orquestra Clássica da Madeira

Foto Facebook Orquestra Clássica da Madeira
Foto Facebook Orquestra Clássica da Madeira

A Orquestra Clássica da Madeira promove, como habitual, um concerto de 'Fim de Ano'. Desta feita o espectáculo terá lugar esta quarta-feira, 28 de Dezembro, no Teatro Baltazar Dias e conta com a lotação esgotada. 

Para terminar 2022, a orquestra contará com 60 instrumentistas, dirigidos pelo maestro convidado Tibor Bogányi e com a participação especial do solista Gergely Bogányi, que interpretará a Obra 'Piano Concerto Nº2' de Sergei Rachmaninov. O programa irá, ainda, incluir obras de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, o IV Ato do seu famoso 'Lago dos Cisnes' e para encerrar Fantasy Overture de 'Romeo e Julieta'.

O pianista Gergely Bogányi actua como solista com as melhores orquestras do mundo nas melhores salas da Europa. Foi um dos pianistas mais jovens a ganhar o Prémio Kossuth, tornando-se num dos principais pianistas de sua geração. É graças à sua técnica brilhante, aliada a uma interpretação artística profundamente expressiva, que faz dele um excelente intérprete internacional.

O maestro Tibor Bogányi, que pela terceira vez dirige a Orquestra Clássica da Madeira, tem desempenhado uma intensa cooperação com a Ópera Nacional Húngara, dirigindo várias estreias e aclamadas actuações do repertório operático, e apresenta-se regularmente no Festival de Salzburgo com a SAOS-Orchestra. É, desde 2011, o maestro principal da Orquestra Filarmónica de Pannon da Hungria e desde 2018 na Pori Sinfonietta da Finlândia. 

A Orquestra Clássica da Madeira contará com mais 17 instrumentistas na sua formação orquestral, dos quais catorze são ex-alunos do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira. 

Programa

Sergei Rachmaninov [1873 - 1943] - Piano Concerto Nº2, Op.18;

Pyotr Ilyich Tchaikovsky [1840-1893] - Swan Lake / O Lago dos Cisnes - IV Ato;

Pyotr Ilyich Tchaikovsky [1840-1893] - Romeo and Juliet, Fantasy Overture.