A Guerra Mundo

Kiev alerta para possível retaliação após ataque a base aérea russa

None
Foto EPA

As Forças Armadas ucranianas alertaram hoje para possíveis bombardeamentos russos nos próximos dias, em retaliação pelo ataque contra uma base aérea no interior da Rússia na segunda-feira, que provocou três mortos.

"Talvez durante as férias de Ano Novo ou noutras alturas aproveitem a oportunidade para continuar a atacar as nossas infraestruturas, a fim de quebrar o povo ucraniano", disse o porta-voz da Força Aérea ucraniana, Yuri Ignat, citado pela agência Interfax.

O ataque ucraniano com 'drones' (aeronaves não tripuladas) visou a base aérea de Engels, situada 600 quilómetros a leste da fronteira, que abriga bombardeiros estratégicos com capacidade nuclear Tu-95 e Tu-160 envolvidos nos ataques à Ucrânia.

O Ministério da Defesa russo disse, na segunda-feira, que a sua defesa aérea intercetou os 'drones', mas os destroços caíram na base e mataram três militares.

Nenhum dano foi causado aos aviões russos, segundo o ministério liderado pelo general Serguei Shoigu.

O porta-voz da Força Aérea ucraniana fez uma avaliação positiva do ataque, referindo que obrigou as forças russas a fazerem reajustamentos.

Segundo Ignat, continua a haver aviões de guerra na base da Engels, mas "muitos já foram deslocados para diferentes aeródromos".

Em geral, a Rússia reduziu a sua atividade aérea noturna, disse o porta-voz à Interfax, segundo a agência espanhola Europa Press.

Ignat acrescentou que tanto o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, como o alto comando militar e parte da população estão conscientes de que a ameaça de novos bombardeamentos não desapareceu.

"Os ocupantes não abandonaram as suas intenções insidiosas", afirmou.

Zelensky já tinha alertado, no domingo, antes do ataque à base aérea russa, para a possibilidade de novos bombardeamentos nos últimos dias do ano.

Após uma série de reveses militares no nordeste e sul do país no outono, a Rússia optou, em outubro, por atacar as redes elétricas da Ucrânia, mergulhando milhões de civis no frio e na escuridão no inverno.

Esta tática russa foi denunciada pela ONU, que alertou para o risco que correm milhões de civis na Ucrânia, bem como para a possibilidade de uma nova onda de refugiados na Europa.

Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro deste ano, mais de 7,8 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia para outros países europeus, segundo dados das Nações Unidas.

O conflito provocou também 6,5 milhões de deslocados internos, o que na terminologia da ONU significa pessoas que foram obrigadas a abandonar os locais habituais de residência, mas permaneceram no país.

As estimativas das Nações Unidas apontam que, neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

Desconhece-se o número exato de baixas civis e militares em mais de dez meses de guerra, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm admitido que será elevado.

As informações sobre o curso da guerra divulgadas pelas duas partes não podem ser verificadas de imediato por fontes independentes.