Madeira

Gastos de energia com as iluminações de Natal reduziram 70% em 10 anos

Aposta em iluminação Led responsável pela significativa poupança energética

None

Na última década o consumo de energia nas iluminações decorativas da quadra de Natal e Passagem de Ano no Funchal foi reduzido em cerca de 70%, revelou hoje o presidente do Governo Regional, na habitual visita às iluminações na baixa da cidade.

"O novo sistema que temos utilizado já reduziu, em 10 anos, 70 % do consumo de energia", afirmou. Para tal contribuiu o forte incremento na iluminação Led.

Miguel Albuquerque justifica o encurtar do horário das iluminações em 1 hora como forma de dar um sinal para a necessidade de uma boa consciência energética.

De resto, mostrou-se surpreendido com os níveis de ocupação "muito elevadas" do turismo nos meses de Outubro e Novembro, fruto do forte incremento nas operações aéreas, actualmente com 34 companhias aéreas a operar em 90 rotas para a Madeira, Miguel Albuquerque destacou a oferta de 1.100 mil lugares no Inverno IATA, para concluir que "tem sido uma surpresa muito agradável os aviões virem com grande taxa de ocupação. Antevê que os meses de Outubro e Novembro tenham também sido "os melhores de sempre", para admitir que Dezembro "também se perspectiva de uma forma muito positiva", mas sem arriscar previsão quanto à taxa de ocupação, sobretudo para a Passagem de Ano.

Garantiu também que os locais onde as 'luzinhas' não acederam ontem, irão estar normalizadas muito em breve.