Mundial'2022 Desporto

Portugal perde com a Coreia do Sul, mas garante 1.º lugar

Selecção de Paulo Bento ainda teve de esperar pelo final do Uruguai-Gana. Sul-americanos ganharam ao Gana por 2-0, mas ficaram a um golo do apuramento. Asiáticos nos oitavos-de-final

None

Portugal acaba de perder (1-2) diante da Coreia do Sul, na 3.ª jornada da fase de grupos, mas garante na mesma o 1.º lugar do grupo H do Mundial de futebol.

A selecção lusa termina a primeira fase com seis pontos. A Coreia do Sul, orientada pelo português Paulo Bento, soma quatro, os mesmo que o Uruguai, mas com vantagem para os asiáticos nos golos marcados.

Portugal fica a aguardar agora o adversário nos oitavos-de-final, que será o 2.º classificado do grupo G. O Brasil deve ser líder desse grupo, evitando assim o confronto com a selecção lusa já na próxima fase do Campeonato do Mundo. Logo à noite a selecção lusa já ficará a conhecer o adversário. 

Esta tarde, Portugal até marcou primeiro, por Ricardo Horta, logo aos 5 minutos, mas os sul-coreanos deram a volta. Ainda antes do intervalo, aos 27, empataram, por Young-gwon. 

O segundo golo da Coreia do Sul surgiu aos 90+1, por  Hee-chan.

Mas os sul-coreanos ainda tiveram de esperar pelo fim do outro jogo do grupo, pois em caso de novo golo do Uruguai eram os sul-americanos a passar. 

A selecção de Paulo Bento acabou a fase de grupos com 4 golos marcados e 4 golos sofridos. Já o Uruguai fechou com dois marcados e dois sofridos. Quando duas selecções acabam com a mesma diferença de golos, o segundo critério de desempate é o número de golos marcados, factor favorável aos sul-coreanos.

Mas quando o Portugal-Coreia do Sul terminou, o outro jogo ainda estava nos descontos. O Uruguai bem procurou o golo que dava passagem, mas não conseguiu fazer o 3-0.

Assim Uruguai e Gana estão fora do Mundial. Passam Portugal, em 1.º lugar, e a Coreia do Sul, na 2.ª posição.