Madeira

Capitania reforça os cuidados à navegação

Fot Shutterstock
Fot Shutterstock

Após o IPMA emitir avisos laranja e amarelo para o vento e a agitação marítima forte, é agora a Capitania do Porto do Funchal que informa sobre a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 6h00 horas locais de amanhã, 16 de Dezembro, referente ao Arquipélago da Madeira.

O vento de Noroeste muito fresco a forte, diminuindo gradualmente para moderado a fresco a partir do meio da tarde, leva a que a Capitania cancele o aviso de mau tempo (Sinal 1).

Com a visibilidade boa a moderada e a ondulação na costa Norte desde Noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo para 3 a 4 metros no final e na costa Sul vindos de Oeste/Sudoeste 3,5 a 4,5 M, diminuindo para 1,5 a 2,5 M no final.

Refira-se que a Capitania emitiu também um aviso de Sinal 6 (Mau Tempo) para o Arquipélago da Madeira o qual corresponde a vento de força 7 (51 a 62 km por hora) de qualquer direção.

Apesar do cancelamento do aviso de vento forte, recomenda aos proprietários e armadores das embarcações que adoptem as devidas precauções por forma a garantir as respectivas condições de navegabilidade e a segurança das mesmas.