Madeira

Vento e mar tempestuoso mantêm avisos para a Madeira

Rajadas atingiram os 109 km/h durante a madrugada desta quarta-feira nas regiões montanhosas

None

Foi-se a chuva, ficou o vento e o mar embravecido na Madeira, obrigando a manter a vigilância e as precauções até, pelo menos, sexta-feira.

O vento deverá atingir rajadas até aos 110 km/h nas regiões montanhosas e os 80 e 75 km/h no Porto Santo e na costa sul da ilha da Madeira, respectivamente. Por isso mesmo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decidiu prolongar o aviso amarelo para o vento forte, até ao início da tarde de amanhã, quinta-feira.

E na verdade, o vento já soprou forte nas terras altas, sobretudo durante a madrugada desta quarta-feira. As rajadas atingiram os 109 km/h e os 102 km/h, às 2h00 e às 2h50, respectivamente no Lombo da Terça e no Chão do Areeiro, sendo estas as estações meteorológicas do IPMA que, na Região, registaram os valores mais elevados para o vento.

No aeroporto da Madeira, a rajada máxima fixou-se nos 56 km/h, também no início da madrugada. Neste momento o vento médio abrandou e o movimento aéreo retomou a normalidade.

Em vigor está também um aviso amarelo (o terceiro mais grave numa escala de quatro) para a agitação marítima, facto que já levou a Porto Santo Line a cancelar as viagens inter-ilhas.

Porto Santo Line cancela viagens desta quarta-feira

Más condições meteorológicas impedem as saídas do navio Lobo Marinho

Cátia Teles , 13 Dezembro 2022 - 17:39

A previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros na costa norte da ilha da Madeira e no Porto Santo mantêm o aviso amarelo até ao meio-dia de sexta-feira, sendo válido até às 9 horas de quinta-feira, na costa sul da ilha da Madeira, onde a ondulação, de oeste, oscilará entre 4 a 4,5 metros.

O aviso para a precipitação que vigorou até à manhã desta quarta-feira foi entretanto levantado.