Orçamento Regional Madeira

"Orçamento é, na sua grande maioria, despesista e improdutivo"

None

A Iniciativa Liberal (IL) Madeira considera que o Orçamento Regional para 2023 "é, na sua grande maioria, despesista e improdutivo".

No dia em que começou a ser discutido o OR na Assembleia Legislativa da Madeira, Nuno Morna, da comissão coordenadora da IL, assina um texto enviado à comunicação social afirmando que "uma região que gasta metade do seu dinheiro em itens improdutivos nunca poderá prosperar".

O OR é nocivo à economia e facilitador do despesismo concentracionário do Governo. As contas da Autonomia para 2023 estão centradas em finais de Setembro, inícios de Outubro do próximo ano, altura em que terão lugar as eleições regionais. Não apresenta nada focado no médio e no longo prazo, porque isso não dá votos. Não sugere, vagamente sequer, nada de reformista. Estamos em presença de um documento míope, eleitoralista e feito de remendos sobre remendos. Mais uma oportunidade perdida de, até porque o PRR anda por aí, efetuar as reformas que a Madeira tanto precisa. Todos os anos a irresponsabilidade do PSD, agora com o CDS ao colo, adia o que não devia ser adiado, mas sim afrontado: a reforma do ensino, da saúde, da autonomia, das finanças, do modelo económico. Só para começar. Nuno Morna, comissão coordenadora da IL-M

Referindo-se a "um Orçamento de mais do mesmo e feito para ano de eleições", a IL lamenta que "a demografia, que devia estar no topo da discussão, fica de lado".

"Reformas que incentivem a natalidade nem vê-las. E o horizonte de sustentabilidade do mercado laboral e da segurança social é cada vez mais negro", acrescenta. 

Nuno Morna realça ainda que "um Orçamento é uma declaração de intenções".

"No final de cada trimestre, os governos deveriam ser obrigados a prestar contas políticas da execução do que viram aprovado. Prestam? Não. É por isso que não só nos preocupa o que vai nas contas apresentadas, mas também tudo o que nelas não aparece e com que, geralmente, somos surpreendidos", finaliza.