Madeira

25 jovens de Câmara de Lobos distinguidos com prémio Infante D. Henrique

Os distinguidos receberam a medalha de bronze fruto das actividades realizadas no ano lectivo 2021/2022

None

25 jovens da Escola Básica e Secundária Dr. Maurílio da Silva Dantas e do Agrupamento de Escuteiros de Santa Cecília, todos do concelho de Câmara de Lobos, foram agraciados, esta manhã, com uma medalha do prémio Infante D. Henrique, nível bronze, o primeiro de três graus.

Para receberem este prémio, que lhes confere direito a um certificado com peso significativo em eventuais candidaturas a universidade estrangeiras ou empregos fora do país, os jovens hoje distinguidos tiveram de realizar um conjunto de actividades que evidenciam o seu compromisso cívico com a sociedade em que se inserem.

Para entregar o prémio, esteve em Câmara de Lobos o Duque de Bragança, responsável pela instituição deste programa de formação não formal em Portugal, mas que teve origem no Reino Unido, em 1956 (Prémio Duque de Edimburgo).

Conforme explicou D. Duarte, o prémio já chegou a mais de seis mil jovens em Portugal, estando implementado na Madeira nos concelhos de Câmara de Lobos e do Funchal. Há o desejo do Duque de Bragança que este prémio seja implementado, também, no Porto Santo, concelho que diz ser

"esquecido" algumas vezes. Falta apenas encontrar o parceiros adequados para concretizar essa expansão à Ilha Dourada, notou.

Em relação ao concelho de Câmara de Lobos, Sónia Pereira destaca o empenho dos jovens hoje agraciados, no culminar das acções desenvolvidas no ano lectivo transacto.

A vereadora com o pelouro da Educação lembrar que o prémio foi instituído no concelho de Câmara de Lobos no ano lectivo 2018/2019, por preconizar "os valores que a autarquia pretende para a Educação no concelho", que valoriza a auto-estima, a cidadania e o voluntariado.

Estes jovens, se derem continuidade ao programa, poderão alcançar, futuramente, as medalhas de prata e de ouro.

Sónia Pereira explica que os alunos têm várias actividade ao longo do ano lectivo passado, promovendo a formação não formal. Além da medalha, os jovens recebem, também, um certificado, que "em termos de percurso escolar será sempre valorizado".

A câmara municipal suporta os custos da inscrição dos jovens no programa, numa verba que rondará os 1.000 euros.