Madeira

Calheta diminui em 50% a iluminação pública para 'salvar' aves marinhas

A autarquia associa-se à campanha 'Salve uma Ave Marinha', iniciativa que é promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)

None

A Câmara Municipal da Calheta vai, a partir de hoje e até o próximo dia 15 de Novembro, reduzir em 50% a iluminação pública em algumas zonas litorais do concelho, nomeadamente na Avenida D. Manuel I, na Vila da Calheta, no Jardim do Mar e no Paul do Mar.

De acordo com a nota de imprensa, o objetivo da autarquia passa por "evitar que as aves marinhas fiquem encadeadas com os focos de luz mais potentes e, consequentemente sofram incidentes, especialmente nesta época do ano em que os juvenis de cagarra abandonam os seus ninhos". A poluição luminosa constitui "uma ameaça adicional" para estas aves que, devido "aos seus olhos sensíveis, são atraídas pelas luzes, acabando por colidir com edifícios, linhas eléctricas e veículos, ficando desorientadas e por vezes feridas".

O Município vai, assim, associar-se à campanha 'Salve uma Ave Marinha', iniciativa que é promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) durante a temporada mais crítica do ano, de 15 de Outubro a 15 de Novembro.

Sensível a esta questão, e tendo em conta o número de aves recolhidas nos últimos dias neste concelho, a Câmara Municipal da Calheta juntamente com a Empresa de Electricidade da Madeira tomaram diligências no sentido de mitigar esta problemática da poluição luminosa, salvaguardando assim a conservação das espécies de aves marinhas, sobretudo a cagarra que é a espécie mais afectada com esta situação.

O Município da Calheta pede a compreensão da população relativamente a esta medida e aproveita a oportunidade para solicitar a atenção e colaboração dos calhetenses caso encontrem uma ave. No caso dessa situação é importante ter em conta que a espécie não deve ser alimentada, nem lhes devem ser administrados medicamentos, apenas deve ser mantida em lugar tranquilo, solicitando-se o contacto imediato com a Rede SOS Vida Selvagem do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, através do 961957545, ou com a Câmara Municipal da Calheta, através do 291820200.

Esteja atento, ajude a salvar uma ave marinha e sempre que possível minimize também a luminosidade durante a noite. Câmara Municipal da Calheta