Madeira

PS denuncia as "oportunidades perdidas" para renovação da frota pesqueira

None

O Grupo Parlamentar do PS esteve, esta manhã, em Câmara de Lobos para denunciar as oportunidades perdidas pelo Governo Regional para a renovação da frota pesqueira.

Na ocasião, o presidente do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, lembrou que “por inércia do Governo, os armadores não tiveram a possibilidade de utilizar fundos comunitários para a renovação da frota pesqueira do peixe-espada preto”. Agora que esses apoios já não existem, o Governo Regional “tenta emendar a mão”, inscrevendo no Orçamento do próximo ano 1 milhão de euros para distribuir por 23 embarcações, verba que o líder do PS considera “claramente insuficiente”.

Para além disso, “o apoio a fundo perdido é de apenas 50%, portanto muitos poucos armadores terão capacidade de se financiar nos outros 50% e conseguir efectivamente promover a renovação da frota”, referiu.

Sérgio Gonçalves recordou uma “segunda oportunidade perdida com o PRR”, onde o Governo teve quase 600 milhões de euros disponíveis para alocar a projectos prioritários, mas que a renovação da frota pesqueira não foi um desses projectos, tal como não o foram apoios aos sectores primários e produtivos e ao tecido empresarial, tendo o Governo alocado a totalidade das verbas do PRR ao investimento público.

Para Sérgio Gonçalves, isto demonstra as “prioridades erradas” do Governo Regional, lamentando que as actividades como o sector da pesca, que tanta importância tem para Câmara de Lobos e para os cerca de 250 pescadores e armadores, sofram com essa falta de estratégia do executivo regional.