Cuidado com a ABAMA

De pastilha na boca, sem papéis para se documentar, Antonino Abreu, o líder da ABAMA, foi recentemente à RTP Madeira dar mais um triste espetáculo com o qual muitos poucos produtores se revêem, porque a preocupação deste senhor é simplesmente poder vender a banana dele ao preço que quer.

A ABAMA, que tem meia dúzia de sócios, como todos nós produtores de banana sabemos, é liderada por um indivíduo que vem do tempo das más cooperativas e que apenas se preocupa com ele e com a meia dúzia de amigos que o suportam.

Esquece-se o Sr. Antonino Abreu (ou faz-se de esquecido) que o sector da banana conta com mais de 2.800 produtores e que nem todos conseguem produzir banana junto ao mar, em terrenos com grande exposição solar, de fácil acesso, mas que também merecem receber o mesmo justo valor pelo trabalho que fazem na terra.

Infelizmente, o terreno que os meus saudosos pais me deixaram fica longe da estrada, mas em honra da memória de quem me criou, com orgulho, continuo a produzir banana. Não consigo atingir patamares de excelência, como tanto gostava, mas nunca a Gesba deixou de receber ou vir buscar a banana que produzo. Ao contrário dos senhores da ABAMA, que só querem vender a banana deles. Basta ouvir o que o sr. Antonino disse na televisão para perceber o egoísmo e a lata dele.

A ABAMA não está preocupada com o todo, por isso venho por este meio alertar todos os produtores de banana para não se deixarem levar em cantigas, de quem não está preocupado em defender o sector, somente o que é deles. E lembrar que a Gesba garante-nos pagamentos a tempo e horas e que temos um rendimento certo.

Inácio da Silva