Turismo País

Aeroporto de Lisboa "é vergonha nacional"

CTP lamenta que comissão de acompanhamento ainda esteja sem 1.ª reunião marcada

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De pouco valeu a Bernardo Trindade avisar que o congresso da AHP não seria palco para debate sobre o novo aeroporto de Lisboa, "tema já foi tratado e bem pela CTP".  "Importa-nos agora ouvir como se posicionam as companhias aéreas, o regulador, o concessionário, a sua congénere europeia num momento de crescente interesse por Portugal e pelas suas regiões", referiu o hoteleiro madeirense na sessão de abertura.

Ora, durante a sua intervenção o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) contrariou a indicação, recusando-se a ignorar o facto do novo aeroporto de Lisboa continuar sem uma solução, afirmando que a comissão de acompanhamento ainda nem a primeira reunião tem marcada.

"Não posso nunca deixar de falar no (novo) aeroporto enquanto aqui estiver (a liderar a CTP). A resiliência dos empresários (...) fez com que em 2019 tivéssemos o melhor ano de sempre no turismo, fizemos tudo bem e de repente não há sítio para que os nossos turistas continuem a chegar. Isto não é aceitável, é uma vergonha nacional e, de uma vez por todas, decidam. A CTP faz parte da comissão de acompanhamento do novo aeroporto, cuja resolução foi aprovada em Conselho de Ministros em setembro - se a memória não me falha - e nem a primeira reunião ainda está marcada", lamentou Francisco Calheiros.

Foi a 14 de Outubro que  foi publicada em Diário da República a resolução que tinha sido aprovada em Conselho de Ministros no final de setembro sobre a Comissão de Acompanhamento da Comissão Técnica Independente, que vai estudar as soluções para o novo aeroporto, presidida por Carlos Mineiro Aires. Aquela comissão vai estudar cinco soluções para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, podendo ainda propor mais, caso entenda, adiantou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, no final do Conselho de Ministros de 29 de Setembro.

Em causa, está a solução em que o aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.

O 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que decorre em Fátima, ainda vai debater hoje as principais mudanças no mundo da aviação, mas para já reina a discórdia em tono do novo aeroporto.