Madeira

Reitoria da UMa recebeu ‘Transformação Digital: oportunidades e desafios’

None

Ontem, 15 de Novembro, teve lugar, na Reitoria da Universidade da Madeira, o primeiro evento, de formato presencial e online, do ciclo de tertúlias ‘Transformação Digital: oportunidades e desafios’ promovido pelo Polo Madeira da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos.

Raquel Peixoto, da Direcção da APOGEP, abriu o evento, reforçando a importância da gestão de projectos no propósito nacional da Transformação Digital.

Na apresentação da iniciativa, Paulo José Viegas, co-autor de um Guia de Apoio às Empresas sobre a temática, salientou que a Transformação Digital só é possível na interligação entre as pessoas, a tecnologia, os processos e os dados.

Lançada a tertúlia ‘As faces ocultas dos dados’, Filipe Cabral Pinto, gestor de projectos de investigação e desenvolvimento, tocou em diferentes aspectos dos Grandes Dados, referindo que, nesta área, o valor é criado pela transformação dos dados em conhecimento, sempre com foco no problema que se pretende resolver.

Eliano Marques, executivo de inteligência artificial, sublinhou, de igual modo, a questão da finalidade, em especial na gestão de projectos de Análise de Dados, propondo uma metodologia ágil, baseada em casos de estudo, portfólios e ciclos curtos, sustentada na facilitação do acesso dos cientistas aos dados.

Por sua vez, Ricardo Pereira, encarregado de protecção de dados, relembrou a inovação provocada pelo Regulamento Geral de Protecção de Dados, nos vários pilares da transformação digital, feita por e para as pessoas, evidenciando a necessidade de planeamento dos projetos.

Em ritmo de tertúlia, a discussão abriu-se à participação de todos e, do cruzamento de opiniões, por vezes diversas, sobreveio a interligação entre Grandes Dados, Análise de Dados e Proteção de Dados.

O tempo corria e o final de tarde passou a início de noite. Em duas horas de troca de ideias, a gestão do risco e a multidisciplinaridade das equipas assomaram, consensualmente, como essenciais para o sucesso dos projetos sobre dados.

A finalizar, o Polo Madeira da APOGEP anunciou que a próxima tertúlia do ciclo dedicado à Transformação Digital terá como tema a Inteligência Artificial, a decorrer no primeiro trimestre de 2023.