5 Sentidos

Série documental 'À Volta da Mesa' retrata "gente da nossa terra"

Película estreia quinta-feira, dia 17 de Novembro, pelas 21 horas, no Cineplace Madeira Shopping

None

A Associação ‘Atremar a Ilha’ apresentou hoje, dia 14 de Novembro, no Museu Etnográfico da Madeira o seu mais recente projecto, a série documental ‘À Volta de Mesa’.

Em desenvolvimento “há um ano” é, fundamentalmente, “sobre a gente da nossa terra”, conforme sublinhou na ocasião a responsável Sandra Cardoso.

Nesta série, de sete episódios, serão apresentadas histórias de sete mulheres, que resultam do levantamento de receitas familiares junto da população, com o intuito de retratar memórias e de experiências de vida e, em última instância, preservar “o conhecimento do saber antigo”.

“Nós achamos que deixando em vídeo, estamos a deixar algo para que quem venha depois de nós possa conhecer este ser madeirense”, explicou Sandra Cardoso.

“Este legado tem uma importância histórica, uma importância cultural, mas tem fundamentalmente uma importância social”, destacou o secretário regional de Turismo e Cultura também presente na apresentação.

Eduardo Jesus que, de resto, manifestou “uma enorme alegria” por ver concretizado este projecto, apoiado pela sua Secretaria, através de um protocolo de cooperação e desenvolvimento cultural estabelecido com a ‘Atremar a Ilha’.

“Sobre nós recai esta responsabilidade de cuidar da memória da melhor forma possível para que eles que vierem a seguir possam compreender a nossa origem, porque somos desta forma, porque pensamos desta forma e porque fazemos as coisas de uma determinada forma”, vincou ainda o governante.

Acresce salientar que na próxima quinta-feira, dia 17 de Novembro, pelas 21 horas, no Cineplace Madeira Shopping será exibido em sessão exclusiva o filme documental ‘À Volta da Mesa’.

A Associação sem fins lucrativos ‘Atremar a Ilha’, foi criada em 2021 por Sandra Cardoso e Rui Dantas, tendo como objectivo promover as tradições rurais da Ilha, através de actividades pedagógicas.