Madeira

"Alterações nas bolsas de estudo permite chegar a mais famílias", releva o PSD

None

O Grupo Parlamentar do PSD abordou hoje o reforço das medidas do Governo Regional no sentido de mitigar os impactos da inflação junto das famílias, destacando aquelas que têm por objetivo apoiar os estudantes no ensino superior.

Numa iniciativa realizada no Campos da Penteada, o deputado Bruno Melim lembrou que, "já no arranque do ano lectivo, houve a preocupação de alterar o Programa Estudante Insular, no sentido de permitir àqueles que se inscreveram na universidade pela primeira vez beneficiarem logo das viagens a um valor mais acessível".

No entanto, para o parlamentar, "mais importante foi a revisão que o Governo Regional procedeu ao regime das bolsas de estudo, quer para os estudantes que ficam no ensino superior da Região Autónoma, quer para aqueles que se deslocam para o exterior".

Neste contexto, Bruno Melim enumerou três alterações principais: "o aumento do valor a atribuir no primeiro escalão de 10%, ou seja, superior à inflação média registada na Região; a consideração na fórmula de cálculo para atribuição da bolsa do valor médio despendido por cada família no alojamento do estudante deslocado tendo diferentes valores mediante o local onde o estudante está deslocado; o aumento da capitação".

Com este novo modelo, referiu, "há um aumento de 1.000 a 1.200 jovens a serem beneficiados com a bolsa de estudos do Governo Regional", havendo também "a perspectiva de um aumento do valor da bolsa no orçamento de 2023", tal como já foi apontado pelo secretário regional da Educação.

O deputado sublinhou que "todas estas medidas vêm ao encontro de uma estratégia regional que se verifica desde 2015 com o intuito de aumentar o número de jovens a frequentar o ensino superior e que vem dar uma resposta efetiva às preocupações das famílias".

“Para nós, a preocupação é que estes estudantes, quer os deslocados, quer os que estudam na Região Autónoma da Madeira, possam ter, efectivamente, as condições necessárias para frequentarem o ensino superior”, vincou.