Madeira

Remuneração bruta mensal média por trabalhador na Madeira aumentou 3,9%

Contudo os salários reais, descontando já a inflação, caíram 4,3%

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) no 3.º trimestre de 2022 e na Região Autónoma da Madeira "aumentou 3,9% em relação ao mesmo período de 2021, situando-se nos 1.272 euros", afiança a Direcção Regional de Estatística da Madeira, em mais uma divulgação nesta quinta-feira. 

"A remuneração regular (que não inclui, por exemplo, horas extraordinárias, subsídios de férias e de Natal) e a remuneração base (que não inclui, por exemplo, subsídio de alimentação, diuturnidades, prémios, bónus) subiram 3,4% e 3,2%, atingindo, respectivamente, 1.118 e 1.070 euros", acrescenta.

Mais, afiança, "em termos reais, isto é, descontando a inflação neste período, medida pela variação do Índice de Preços do Consumidor da Região, as remunerações médias total, base e regular por trabalhador diminuíram 4,3%, 4,8% e 5,0%, respectivamente", sendo que estes resultados "compreenderam 99,1 milhares de postos de trabalho, correspondentes a beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações" na Região Autónoma.

Acrescenta a DREM que, em termos homólogos, "realçam-se os aumentos da remuneração total nas 'Indústrias transformadoras' (11,0%), nas empresas com 1 a 4 trabalhadores (+7,9%), no sector privado (+5,8%) e nas empresas de 'Indústria transformadora de média tecnologia' (+12,7%)", enquanto que "as menores variações da remuneração total foram registadas nas actividades da 'Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca' (-3,2%), nas empresas com 250 a 499 trabalhadores (-2,2%), no sector das Administrações Públicas (+3,2%) e nos 'Outros serviços com forte intensidade de conhecimento' (+3,2%)".

Ganha-se menos do que a média nacional

Comparando a remuneração bruta total mensal média no País que "fixou-se em 1.353 euros, traduzindo uma variação homóloga de 4,0%, em termos nominais, e de -4,7% em termos reais", nota-se que na RAM ganha-se em média menos do que no país, que a remuneração bruta cresceu menos, mas que em termos reais as perdas salariais foram ligeiramente menos expressivas.

"A nível nacional e na Região as actividades de 'Electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio' foram as que apresentaram a remuneração bruta total mensal média mais alta, com 2.793 euros e 3.274 euros, respectivamente", frisa. "As empresas do escalão com 250 a 499 trabalhadores, tanto a nível nacional como na RAM, foram as que registaram os valores mais elevados (1.599 euros no País e 1.539 euros na Região). Nas duas unidades geográficas, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador no sector privado registou variações homólogas superiores às do sector das Administrações Públicas, respectivamente, 4,9% e 2,0% no País e na Região 5,8% e 3,2%", conclui o resumo.