Madeira

Madeira Shopping vai manter luzes de Natal apagadas até 1 de Dezembro

None

A Sonae Sierra anunciou que os centros comerciais que gere, onde se inclui o Madeira Shopping, vão manter as luzes de Natal desligadas nos centros até ao dia 1 de Dezembro.

Esta medida vem, assim, reforçar as restantes decisões que já tinham sido anunciadas: durante a época natalícia, os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra reduzem a quantidade de luzes decorativas, a totalidade de iluminação será de alta eficiência (LED) e, a partir de dia 1, as luzes de Natal vão manter-se apagadas durante o dia, até às 18 horas, para reforçar a poupança energética, explica a gestora.

Enquanto maior centro da Ilha da Madeira, o Madeira Shopping tem uma responsabilidade acrescida de contribuir para um planeta mais sustentável e, neste âmbito, a eficiência energética tem sido um dos nossos focos. É com muito orgulho que falamos da redução de 16% de consumo e é com determinação que vamos continuar a trabalhar para fazer cada vez mais e melhor. A começar, por exemplo, com as decorações de Natal, que sabemos que são um factor de atracção e vamos garantir que assim continuam, mas ao torná-las mais eficientes estamos, também, a contribuir para um melhor desempenho energético do Centro. Alberto José Pereira, director do Madeira Shopping

Este anúncio vem na sequência da recém-lançada campanha 'Energia Positiva', com o mote 'Nós pouco notamos, mas o planeta sim', que tem como objectivo reforçar cada vez mais a redução do consumo de energia em todos os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra.

Entre as medidas que têm vindo a ser implementadas e que já permitiram reduzir este ano o consumo energético em 22% nos activos em Portugal e em 16% no Madeira Shopping, face a 2019, destaca-se:

  • A colocação de película reflectora nas clarabóias;
  • A gestão do consumo de energia é assegurada informaticamente, através de um sistema de gestão técnica centralizado (GTC), que permite a operação, a manutenção, o controlo e a optimização das condições de funcionamento das instalações eléctricas de AVAC e de iluminação do centro;
  • A utilização de lâmpadas de baixo consumo nas zonas públicas e parque de estacionamento;
  • Controlo da iluminação em função da luz natural através das grandes superfícies vidradas das clarabóias;
  • A realização de auditorias energéticas para a identificação de medidas de minimização do consumo.

Centros comerciais que implementaram esta medida

AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Coimbra Retail Park, Estação Viana Shopping, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MadeiraShopping, MaiaShopping, NorteShopping, Parque Atlântico, Serra Shopping, ViaCatarina Shopping, Atrium Saldanha, Centro Comercial Continente Portimão, Mercado Bom Sucesso, Saldanha Residence e Picoas Plaza.