Madeira

Lopes da Fonseca lamenta falta de apoio da República na renovação da frota pesqueira

Líder parlamentar centrista destaca que o Governo Regional assegurou no Orçamento regional para 2023 a renovação da frota espadeira

None

O líder parlamentar do CDS-PP Madeira, António Lopes da Fonseca, denunciou esta sexta-feira, 28 de Outubro, a falta de apoio do Governo Central para com a Região Autónoma da Madeira, afirmando que o Governo Regional está a assumir responsabilidades da República. 

Lopes da Fonseca falava à margem de uma visita à Baía de Câmara de Lobos, onde falou sobre a renovação, gradual, da frota espadeira, assegurada pelo Orçamento regional para 2023. "Esta decisão do Governo regional surge porque, infelizmente, da parte do Governo da República não existe nenhuma solidariedade para com os pescadores da Região". 

Se o Governo da República Portuguesa apoiasse as suas Regiões ultraperiféricas (Madeira e Açores), de igual forma, fazendo uma correspondência per capita para a Madeira, teríamos um apoio de 8 milhões de euros, que dava e sobrava para a renovação integral da frota espadeira da Região.  Lopes da Fonseca 

O líder parlamentar centrista lança um desafio aos deputados socialistas madeirenses na Assembleia da República, para apresentar, em discussão na especialidade, a proposta para o Governo da República Portuguesa apoiar as suas Regiões ultraperiféricas na renovação das suas frotas pesqueiras.

Lopes da Fonseca lembra que o Governo Regional da Madeira ao assumir esses encargos são "os madeirenses, mais uma vez, a pagar por uma responsabilidade que deveria ser do Estado e, também, da União Europeia".