Madeira

Governo Regional invoca "figura de proa na arte portuguesa contemporânea"

None

O Governo Regional manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento, hoje, aos 91 anos, no Funchal, da artista plástica madeirense, Lourdes de Castro, "figura de proa na arte portuguesa contemporânea".

À família, o executivo madeirense e o seu presidente endereçam "as suas mais sentidas condolências pelo falecimento da brilhante artista nascida na Madeira a 9 de Dezembro de 1930, associando-se à sua dor".

Lourdes de Castro frequentou o curso superior de Belas Artes da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, que não viria a concluir. Viveu em Munique e em Paris.

A sua obra, composta por diferentes fases, fica marcada pelo conceito de sombra e de luz, presente praticamente em toda a produção artística a partir de 1961.

A obra da artista plástica está representada em várias colecções públicas e privadas em Londres, Havana, Belgrado, Cracóvia e, em Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Serralves.

"É esta ilustre Madeirense que o Governo Regional e o seu Presidente pretendem homenagear, também na hora da sua morte", sublinha o presidente Miguel Albuquerque, em comunicado de imprensa.