5 Sentidos

Assembleia recebe primeira edição do Concurso de Cordofones Tradicionais Madeirenses em Fevereiro

None

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação, anunicou hoje que irá organizar a primeira edição do Concurso de interpretação de Cordofones Tradicionais Madeirenses - aCORDE.

O concurso terá lugar no dia 03 de Fevereiro, quinta-feira, pelas 16 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Esta nova iniciativa, que integra o projecto aCORDE 2022 – Celebração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, a decorrer entre os dias 1 e 5 de Fevereiro de 2022, pretende "divulgar, junto da comunidade, o trabalho realizado na área dos cordofones tradicionais por professores e alunos do ensino básico e secundário, genérico ou especializado, bem como, por outras instituições públicas ou privadas, de cariz cultural e/ou educativo, da Região Autónoma da Madeira", destaca a tutela em comunicado de imprensa.

Os objectivos deste concurso em particular passam por: "premiar alunos com práticas artísticas de excelência nos cordofones tradicionais madeirenses (braguinha, rajão e viola d’arame), incentivar o aparecimento de novos tocadores de cordofones tradicionais e promover experiências de palco com relevância artística aos alunos executantes destes instrumentos", acrescenta a mesma nota.

O Concurso de Cordofones Tradicionais – aCORDE 2022 inclui performances musicais individuais em braguinha, rajão ou viola d’arame, divididas em quatro níveis distintos:

-          Nível 1 - Solista 1.º Ciclo do Ensino Básico

-          Nível 2 - Solista 2.º Ciclo do Ensino Básico

-          Nível 3 - Solista 3.º Ciclo do Ensino Básico

-          Nível 4 - Solista Ensino Secundário

As inscrições decorrem até ao dia 14 de Janeiro de 2022, através do preenchimento de um ficheiro on-line.

O respetivo regulamento poderá ser consultado abaixo: