5 Sentidos

Conservatório inicia novo ano com ciclo de 14 concertos

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, inicia o ano de 2022 com um intenso cartaz cultural. No total, entre Janeiro e Fevereiro, estão previstos 14 espectáculos de alunos, que terão lugar em vários espaços do Funchal.

Estão, assim, agendados: 10 recitais, sendo três deles em Hotéis do Grupo Porto Bay e sete no Conservatório; três concertos integrados no ‘Ciclo de Concertos na Sé’ e um no ‘Ciclo de Concertos Comentados’ pela Orquestra Académica.  

Durante os próximos dois meses, estão programados 10 recitais no Conservatório, com alunos do Curso Profissional de Instrumentista (CPI), em contexto de Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Os ‘Concertos de Alunos’ acontecem sempre pelas 20h30, nos dias 11 e 18 de Janeiro no Auditório do Polo do Bom Jesus e a 14, 21 e 28 de janeiro e 4 e 25 de Fevereiro, no Salão Nobre do Conservatório.

Estes concertos costumam ter muita frequência pelos turistas dos hotéis das proximidades, que procuram a agenda do Conservatório para poder assistir a estes recitais. Estas formações fazem parte do plano de estudos (teórico-prático) dos Cursos Profissionais e são obrigatórias para estes alunos. 

Também em contexto de FCT, estão programados outros três recitais com alunos do CPI, resultado da parceria entre o Conservatório e o Grupo Porto Bay. Decorrerão nos dias 20 de Janeiro e 24 de Fevereiro, no Hotel Porto Mare, e no dia 27 de Janeiro, no Hotel The Cliff Bay, todos com início pelas 17h30. São concertos em que os alunos têm a possibilidade de se apresentar em palco em contexto público.

Nos sábados de 15 de janeiro e 12 e 26 de Fevereiro, pelas 12 horas, acontecerão os três primeiros concertos de 2022 integrados no ‘Ciclo de Concertos na Sé’, iniciativa que teve o seu início em 2021 e já contou com várias apresentações. Nestes três concertos os protagonistas serão: o Essemble Vocal Feminino Ninfas do Atlântico, o Consort Bisel e o Estúdio de Música Antiga. 

No dia 22 de Janeiro, no Mudas. Museu de Arte Contemporânea, será a vez de a Orquestra Académica do Conservatório apresentar o nono concerto do ‘Ciclo de Concertos Comentados’, sob a direcção do professor e maestro Francisco Loreto.

 Todas as entradas são gratuitas, mas limitadas às regras de funcionamento dos locais dos eventos.