5 Sentidos

Orquestra Clássica inicia ano com o Barroco madeirense

Foto DR/OCM
Foto DR/OCM

O Ensemble XXI, uma proposta artística estruturante da Orquestra Clássica da Madeira (OCM) no panorama cultural da Região, inicia o ano artístico apresentando o barroco musical madeirense de António Pereira da Costa este sábado, 8 de Janeiro, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. 

Este será "um concerto a não perder onde serão interpretados dois (N.ºs 2 e 6) dos concertos do ciclo de 12 Concertos Grossos do compositor madeirense António Pereira da Costa, que foi mestre de Capela da Sé do Funchal no início do Séc. XVIII", informa a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas. 

"A Orquestra Clássica da Madeira tem o orgulho de abraçar, continuamente, uma postura de salvaguarda e divulgação do património imaterial musical da região através da interpretação de obras de referência da nossa história, levando, para o efeito, a palco, obras que aos poucos entram com naturalidade na programação das nossas estruturas artísticas internas como em programações em temporadas no território nacional e internacional", refere a nota subscrita por Norberto Gomes, director artístico da OCM.

"Juntamente com Pereira da Costa, o público terá também a oportunidade de ouvir o Divertimento Op. 2 de Joseph Haydn e a Sinfonia nº 3 em Dó maior para Orquestra de Cordas de Fr. Benda", acrescenta.  "No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório -Escola Das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala", referem.

Os bilhetes custam entre 15€ e 5€ e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 10h00-18h00.

"Tudo isto para ouvir e fruir, sábado, a partir das 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira pelo Ensemble XXI que dará corpo sonoro a estas obras através dos seus músicos experientes e dedicados", conclui, apontando ao programa e aos músicos.

PROGRAMA:

Fr. Benda [1709-1786] - Sinfonia nº3 em Dó Maior

António Pereira da Costa [1697 – 1770] - Concerto Grosso Nº2

António Pereira da Costa [1697-1770] -Concerto Grosso Nº6

J. Haydn [1732-1809] - Divertimento op.2, nº5 Ré Major

MÚSICOS:

Yuriy Kyrychenko · Violino

Elena Kononenko · Violino

Olga Proudnikova · Violino

Vladimir Proudnikov · Violino

Maxim Taraban · Violino

Anahit Dalakyan · Violino

Rostyslav Kuts · Viola

Treneddy Maggiorani · Viola

Stella Silvian · Violoncelo

Mikolaij Lewkowicz · Violoncelo

Marcello Romagnuolo · Contrabaixo

Tiago Vaz · Contrabaixo

Giancarlo Mongeli. Cravo