Madeira

Removidos anualmente 55 mil toneladas de acácias e eucaliptos da faixa corta-fogo

Rede hídrica de combate a incêndios florestais no Caminho dos Pretos está concluída

None

Estão a ser removidos anualmente 55 mil toneladas de acácias e eucaliptos no âmbito da criação da faixa corta-fogo do Caminho dos Pretos, projecto que ainda vai a meio. Dos 640 hectares de floresta a intervir, actualmente estão intervencionados 380 hectares, revelou esta tarde o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, por ocasião da visita ao reservatório, agora concluído, da rede hídrica de combate a incêndios florestais, que é parte integrante do projecto da faixa corta-fogo.

Junto ao “depósito com capacidade para [armazenar] 1 milhão e 500 mil litros” a partir do qual foi executada uma rede numa extensão de 9 quilómetros e com 20 bocas de incêndio, Albuquerque destacou que só esta obra de combate a incêndios florestais representa um investimento de 2,2 milhões de euros. Só não disse que 1,9 milhões de euros é assegurado por apoio financeiro da União Europeia, enquanto o apoio financeiro público regional cobre apenas os restantes quase 340 mil euros.

“É um exemplo de uma obra planeada e que está sendo executada de acordo com os princípios da prevenção e da salvaguarda da vida e dos bens da cidade do Funchal”, começou por apontar a “intervenção gigantesca em toda a zona dos Pretos, zona alta do Monte”, referindo-se também à faixa corta-fogo do Funchal onde a intervenção em curso abrangerá “cerca de 640 hectares de floresta altamente combustível, sobretudo eucaliptos e acácias, que quase todos os anos eram um problema com ventos e temperaturas elevadas”. Fez saber que no presente a intervenção já realizada abrange os 380 hectares de onde “estamos a cortar e a retirar cerca de 55 mil toneladas de acácias e eucaliptos por ano” e a “substituir por floresta autóctone, espécies endémicas”, informou.