Coronavírus Mundo

Ministro alemão elogia gestão da pandemia apesar de recordes de infecções

None

O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, fez hoje um balanço positivo da gestão da vaga epidémica provocada pela variante Ómicron, apesar dos recordes de novas infeções registados esta semana na Alemanha.

"Conseguimos proteger bem os idosos", disse Lauterbach numa conferência de imprensa em Berlim, recusando que as autoridades tenham "perdido o controlo" da pandemia, como escrevem meios de comunicação.

O ministro alemão sublinhou que a incidência acumulada de sete dias está em 2.000 casos por 100.000 habitantes nas faixas etárias mais jovens, mas entre as mais velhas situa-se entre 200 e 300 novas infeções, o que qualificou de "êxito".

Lauterbach declarou que, apesar de nesta nova vaga o número geral de contágios ser muito alto, o que atribuiu ao envelhecimento da população e à baixa taxa de vacinação, até ao momento muito poucos idosos morreram.

O ministro alertou que o "pico" da onda ainda não chegou e que espera que sejam registados até 400 mil casos por dia, mas que o número voltará a baixar.

"O objetivo é ter poucas mortes e poucos casos de covid-19 a longo prazo", explicou.

Lauterbach afirmou que na próxima semana o seu Ministério vai propor alguns "ajustes" às regras de isolamento e rastreio de contactos e apresentar uma nova estratégia de testagem que dá prioridade aos profissionais de saúde.

O ministro também insistiu na implementação da vacina obrigatória o mais rápido possível para que a população tenha a "cobertura" necessária para o próximo outono.

O presidente do Instituto Robert Koch (RKI), Lothar Wieler, sublinhou por seu lado que nos últimos sete dias praticamente 1% da população da Alemanha foi infetada.

"Com a Ómicron entramos numa nova fase da pandemia, em que o número total de casos já não é decisivo", disse, pedindo no entanto que sejam feitos todos os possíveis para "reduzir os casos graves e manter o sistema de saúde em funcionamento".

Segundo os dados do RKI, a incidência acumulada de sete dias na Alemanha subiu hoje para 1.073 casos por 100.000 habitantes e, nas últimas 24 horas, registaram-se mais de 190.000 novos casos e 170 mortes.

Na quinta-feira, 203.136 infeções foram registadas, o que marcou um novo máximo desde o início da pandemia de covid-19.

Até ao momento, 73,8% da população da Alemanha foi imunizada com as duas doses da vacina contra a covid-19 e 52,2% recebeu a dose de reforço. Segundo dados oficiais, 16% dos idosos não estão vacinados.